POR QUE EU FECHARIA NEGÓCIO COM VOCÊ?...
Subestimada por muitos, a criação de
uma proposta de valor
é peça fundamental no processo
estratégico de fidelização de clientes, principalmente para
quem usa estratégias de marketing digital.
Imagine que você tivesse que enunciar a proposta de valor de seu negócio neste
minuto, o que você diria?
Uma proposta de valor é a promessa
de valor que um cliente pode esperar que um negócio entregue. É
mais do que apenas uma descrição de produto ou serviço — é a solução específica que sua empresa fornece
a um cliente que um concorrente não
pode oferecer.
Tenha em mente que a proposta de
valor não é um slogan, que tem mais a ver com apelo de
marketing ou publicidade e pode mudar de uma campanha ou temporada para outra.
Também não é uma declaração de
missão/visão/valores.
Uma grande proposta de valor pode
ser a diferença entre perder uma venda ou fechá-la. Sua
proposta de valor é um identificador único para o seu negócio, vai fundo nos problemas que você quer resolver para seus
clientes, e o que faz do seu produto ou serviço a solução
perfeita.
Como escrever uma proposta de valor
- Identifique o principal problema do seu
cliente.
- Identifique todos os benefícios que seu
produto oferece.
- Descreva o que torna esses benefícios
valiosos.
- Conecte esse valor ao problema do seu
comprador.
- Diferencie-se como o provedor preferido
desse valor.
Passo 1: Identifique o principal
problema do seu cliente.
Embora isso exija alguma pesquisa inicial, você pode ter uma vantagem sobre
este aspecto da proposta de valor falando com diferentes membros da sua equipe.
Representantes de atendimento ao cliente, especialistas em marketing e
vendedores podem preencher as lacunas sobre quais problemas seus clientes estão
procurando resolver usando seu produto ou serviço.
Passo 2: Identifique todos os
benefícios que seus produtos oferecem.
Este passo pode ser tão simples quanto listar todos os produtos que você vende
e descrever seu benefício principal. O benefício deve ser conciso e focado em
uma única necessidade do cliente.
Passo 3: Descreva o que torna esses
benefícios valiosos.
Em seguida, adicione outra frase que explique por que esse benefício importa
para o cliente.
Passo 4: Conecte esse valor ao
problema do seu comprador.
Em seguida, emparelhe o problema do comprador com os elementos que tornam seu
produto ou serviço valioso. Eles se alinham? Nesse caso, você está pronto para
refinar sua proposta de valor para diferenciar suas ofertas da concorrência. Se
eles não se alinharem, repita os passos acima até encontrar uma necessidade de
comprador válida e uma solução viável que sua empresa oferece para atender a
essa necessidade.
Há três modelos que
achamos que fazem um excelente trabalho de conexão de valor aos pontos de dor
do comprador:
Método Steve Blank
Em vez de se concentrar nos próprios recursos, Blank viu a necessidade de
enfatizar os benefícios derivados dos recursos em uma frase simples. Seguindo
esta fórmula, você conectará o mercado-alvo e seus pontos de dor à solução:
"Ajudamos (X) a
fazer (Y) fazendo (Z)"
Método Geoff Moore
Moore fornece um modelo mais específico na identificação das categorias do
setor ao lado dos benefícios que os clientes valorizam. Isso torna uma fórmula
de proposta de valor mais clara da seguinte forma:
"Para
[cliente-alvo] que [precisa ou quer X], nosso [produto/serviço] é [categoria da
indústria] que [benefícios]"
Método da Escola de Negócios de
Harvard
De acordo com a HBS, uma proposta de valor é executada melhor quando responde
às seguintes perguntas:
- O que minha marca está oferecendo?
- Que trabalho o cliente contrata minha
marca para fazer?
- Que empresas e produtos competem com
minha marca para fazer esse trabalho para o cliente?
- O que diferencia minha marca dos concorrentes?
Passo 5: Diferencie-se como o
provedor preferido deste valor.
Finalmente, polir sua proposta de valor para torná-la única. Existe um serviço
específico de atendimento ao cliente que oferece ao seu negócio que outros não
oferecem? Você oferece algum serviço adicional gratuito que outras empresas
cobram? Esses elementos podem ajudar a diferenciar sua proposta de valor dos concorrentes,
mantendo o foco nas necessidades do comprador.
Acredite: manter a cabeça acima da imensidão da concorrência exige o uso (o bom
uso) de todas as ferramentas de marketing possíveis e disponíveis. Ter uma boa
proposta de valor é uma delas.
Não deixe pra depois - seu concorrente já pode ter uma ou estar criando a dele!
Trecho adaptado do original em https://blog.hubspot.com/marketing/write-value-proposition

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