DICAS PARA CRIAR UM NOME PARA SEU NEGÓCIO, PRODUTO OU SERVIÇO

 


DICAS PARA CRIAR UM NOME PARA SEU NEGÓCIO, PRODUTO OU SERVIÇO

A escolha do nome para seu novo negócio, produto ou serviço deve obedecer a uma série de atributos, emoções e experiências que você procura transmitir ao seu público. Assim como o design da marca é associado à identidade visual da sua empresa, o naming representa sua autenticidade verbal.

O que é naming?

A tradução do termo “naming” significa, literalmente, nomear. Na comunicação, trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para desenvolver e criar nomes de produtos, serviços, empresas, eventos ou, ainda, um projeto em geral, com o objetivo de diferenciá-lo de outras ações ou campanhas.

Lembre-se que todo nome gera no usuário um retrato mental. Portanto, devemos considerar que a imagem e o som do nome escolhido atribuem caraterísticas concretas à marca.

Um aspecto relevante é prever onde a marca será implementada, a qual setor ela pertence, e a qual público-alvo ou 
persona se destina.

Você deve ter uma linguagem com critérios e objetivos comunicativos estratégicos para conseguir 
dar à marca um valor positivo.

Qual a importância do naming?

O processo de naming pode se utilizar de diferentes estratégias que facilitarão o trabalho de 
gestão de marca, sempre com o objetivo de fazê-la ser conhecida e lembrada pelos consumidores. Entre elas:

  • análise de fatores internos e externos;
  • identificação da cota do mercado que se planeja obter;
  • análise do público-alvo da marca.

Dessa forma, o naming permite discernir quais são os diferenciais que fazem uma marcar ser original diante da concorrência. O uso dessas técnicas reduz a margem de erro da forma como um projeto é percebido pelos consumidores ao chegar ao mercado.

Quais os 9 principais passos para criar o nome da sua marca?




Para escolher um nome que descreva sua 
vantagem competitiva, é recomendável considerar os seguintes fatores.

1. Capacidade de causar impacto
Você deve procurar um nome que tenha algo particular: um toque único, chamativo e diferente dos demais.

Dessa forma, evita-se um gravíssimo erro: optar por um nome parecido a outro fazendo com que o consumidor se confunda e caia na sua marca por engano.

Ser original e não enganar seus possíveis ou 
potenciais clientes é o primeiro passo para determinar o sucesso da sua estratégia de Marketing.

2. Concisão
O nome deve expressar a ideia com poucas e adequadas palavras para que seja mais fácil de lembrar, por exemplo: Nike, 
FacebookInstagram. São curtos e entram rapidamente na mente do consumidor.

3. Facilidade de escrita e pronúncia
Nesse passo, você deve ter estudado em profundidade o 
público-alvo ao qual a ação se destina. É essencial considerar como eles pensam. Dessa forma é possível que eles se identifiquem e consequentemente se tornem leads.

4. Agradabilidade do som
Para que o naming seja eficiente é fundamental que a marca tenha um nome agradável até considerar como a 
publicidade que se planeja fazer futuramente será ouvida.

É importante aproveitar os benefícios da audição: ela aumenta a confiança mútua, favorece a calma, limita os erros, e dessa forma, aumenta a produtividade.

5. Transmissão da mensagem
Na medida do possível, procure por um nome que, de alguma forma, transmita o que sua marca quer comunicar, mas que não diga tudo o que vai fazer. Devemos deixar margem para alguma expectativa em prol de um melhor efeito.

6. Facilidade de memorização
Considerando os passos anteriores, o efeito direto deve ser que as pessoas tenham na memória o nome da sua marca e que o associem ao seu valor.

A restauração de ideias será feita a partir de todo o material adquirido sobre sua marca. Podem ser seus diferenciais, a concisão do nome, o som agradável aos ouvidos e sua forma de ser transmitido.

7. Inovação

Tentar inovar
 ou procurar uma tendência afastando-se do que é tradicional é uma boa técnica para que o nome da sua marca conquiste seu objetivo.

Por esse motivo, é necessário se manter atualizado a respeito dos nomes das novas empresas ou projetos — do mesmo nicho — que estejam se desenvolvendo para ter em mente o enfoque que estão tendo.

Dessa forma, você consegue se guiar e criar o nome mais efetivo e correto, que proporcionará à sua marca uma designação excepcional com maiores chances de sucesso.

8. Possibilidade de usar acrônimos
Os acrônimos são as iniciais de uma série de palavras que formam uma nova, assim, será mais simples transmitir uma ideia mais completa, mas de uma forma mais resumida.

9. Referências de outras línguas
Essa é uma técnica amplamente utilizada, uma vez que buscar palavras em outro idioma aumenta ainda mais o arcabouço de palavras possíveis.

Utilizando ferramentas de tradução, você pode escutar como se pronuncia o nome que você quiser utilizar em outra língua.

Além disso, também deve estudar outras empresas que tenham feito o mesmo e tiveram sucesso. Como exemplo podemos mencionar a “REEBOK”: trata-se de uma palavra africana que descreve um tipo de antílope.

Ainda que tenha sido reescrita, sua pronúncia é a mesma, apesar da empresa “Reebok International Limited” ser dos Estados Unidos.

Uma mente criativa representa uma importante colaboração para criar o nome do seu projeto e, dessa forma, garantir o sucesso da sua estratégia de Marketing.

Um nome eficaz amplia os fatores que determinam a produtividade empresarial, uma vez que tem a possibilidade de incrementar a probabilidade de conversão do público-alvo.



E é sempre bom lembrar que após ter alguns bons nomes rascunhados você deve:

- pesquisar no Google se o nome/marca já não está em uso;

- pesquisar no
Registro.br se é possível registrar o nome escolhido como domínio (endereço www) para seu futuro site;

- fazer uma busca no
INPI caso pretenda registrar sua marca (altamente recomendável) e não ter problema com marcas já registradas.


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