5 FATOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE TER UM BLOG
Esse artigo eu postei no OphicinaNews
em novembro de 2013 e ele continua 100% atual. Vamos lá!
De certa maneira, os blogs parecem ter saído da área central de atenção dos
profissionais e empresas, tendo sido relegados a segundos ou terceiros planos
no desenvolvimento de suas estratégias mídia em razão – de novo... – das redes sociais,
principalmente Facebook (e, mais recentemente, o Instagram).
Abaixo,
além do fato de um blog ser “tão grátis” quanto uma fanpage, listamos cinco razões para não trocar seu blog pelo Facebook:
1.
Indexação no Google
90%
das buscas online no país são feitas no Google.
Portanto, é obrigatório ter um site
ou blog otimizado. Blogs são ótimos indexadores. Qualquer
vírgula postada já fica visível para o buscador. Já o Facebook é um péssimo indexador
(vocês achavam que o Sergei e o Larry iam dar esse mole pro Zucka?). Só o
domínio principal da empresa no Facebook é indexado pelo Google. O conteúdo
postado lá, não. Em outras palavras: o
Google não enxerga o que você coloca lá dentro.
2.
Perenidade
Um
blog é para sempre. Seu tempo de existência depende
somente do seu criador/administrador. Se a plataforma em que ele for desenvolvido
acabar, é só fazer a migração para um outra. Sem contar que o blog pode ter um
domínio próprio. Já o Facebook e
outras mídias sociais vivem sob o constante risco de se tornarem obsoletos.
Vide os exemplos do Orkut, MySpace, Second Life… Tudo que é ou foi postado nas
redes pode um dia ser sumariamente esquecido ou deletado.
3.
Sinergia
O
blog é um verdadeiro agregador de mídias sociais.
Nele você consegue, com facilidade, embedar
vídeos do Youtube ou do Vimeo, pinar
infográficos, curtir uma fanpage,
conferir as últimas tuitadas,
indicar sites, disponibilizar posts
para serem compartilhados por email, Digg, Delicious ou outras ferramentas. Ou
seja, o blog é fundamental para gerar
tráfego e conteúdo para todas as redes em que a empresa está presente.
4.
Atenção exclusiva
Uma
fanpage tem um sério concorrente interno, criado pelo
próprio Facebook: a barra de atualização dos feeds e de amigos online do
internauta, que fica do lado direito da tela. Para o internauta desviar o foco
e clicar em algo mais atraente, não é preciso muito. No blog, a partir do
momento que a empresa “capturou” o internauta, não existe nada, numa mesma
tela, que o distraia. É o one to one
em estado bruto.
5.
Liberdade
Por
fim, o blog lhe oferece liberdade. Você pode colocar uma animação em flash,
mudar todas as cores, toda a diagramação, escrever de cabeça pra baixo, enfim,
o que der na telha. No Facebook, somos escravos do regulamento da rede e da diagramação da Timeline.
Logicamente, as abas e os aplicativos ajudam um pouco a sair dessa camisa de
força, mas elas não se comparam à liberdade de um blog, até com relação ao conteúdo (as regras no Face estão
cada vez mais restritivas!).
Portanto, a
recomendação é usar o Facebook sim mas não se esquecer de atualizar seu blog.
Lembre-se: alguns anos atrás quem
mandava nas mídias sociais no Brasil era o Orkut…
autor: Denis Zanini, no IFD Blog

Comentários
Postar um comentário