UM SITE SOZINHO NÃO FAZ VERÃO e o MARKETING DIGITAL NÃO FAZ MILAGRE

 


Diferentemente do que normalmente publico no OphicinaNews, esse artigo é um pouco escrito por mim e outro pouco um apanhado de trechos de diversos artigos de especialistas ao redor do planeta.

Não é um estudo de casos nem repleto de estatísticas. Ele se presta a alertar clientes e potenciais clientes a respeito de algumas questões relacionadas ao marketing digital e seus arredores, apresentando um pouco de minha opinião sobre esses assuntos, baseada na experiência de mais de 15 anos na área.

Vamos lá!

É muito comum os clientes chegarem à Ophicina com suas ideias a respeito de como deve ser seu site ou como deve ser a comunicação de sua marca – e algumas ideias são realmente muito boas, claro! Quem sabe mais de seu negócio do que você mesmo?!

Porém – e isso é quase que unanimidade – sem nenhum planejamento de médio prazo nem orçamento para divulgação – e algumas ilusões... Ou seja, vêm com uma ideia pontual, esperando que ela resolva todos os seus problemas, que faça o produto ou serviço se vender sozinho e os faça ganhar muito dinheiro...

Infelizmente, não é bem assim que a coisa funciona.

Acredito que este fenômeno ocorra por vermos com certa frequência casos de sucesso na web  e tantas outras empresas que surgiram "do nada". No entanto, para cada caso de sucesso outros milhares ou talvez milhões de projetos fracassaram. E até poderiam ter dado certo com um bom planejamento e execução adequada.

 

Um site na internet é uma gota d’água no oceano Atlântico

É o que sempre digo aos meus clientes há bastante tempo: publicar o mais maravilhoso site na internet, com todas as técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) porém não divulga-lo regular e constantemente é desperdício de tempo e dinheiro!
 

No dia em que escrevi esse artigo haviam 1.877.631.127 sites na web segundo o Live Stats (https://www.internetlivestats.com/) – um número que aumenta a cada segundo! Em meio a esse universo de páginas não dá para imaginar que alguém irá chegar ao seu site por pura e simples inspiração, de livre e espontânea vontade.

A concorrência por atenção do internauta é gigantesca e, não se engane, todos os seus concorrentes investem em divulgação para aparecer nas primeiras páginas do Google. Sem divulgação seu site ficará em algum ponto obscuro da web, abandonado. Essa é a realidade.

 

Redes Sociais são “sociais”, não balcão de vendas

Outro equívoco comum: postar imagens de produtos (no Facebook, Instagram, LinkedIn) uma atrás da outra - e apenas isso - dificilmente gerará algum resultado.
 

Cada rede social tem um “propósito” e para cada uma delas há uma estratégia diferente de participação. Leia de novo: PARTICIPAÇÃO. As pessoas nas redes sociais não estão exatamente num momento de busca por produtos e serviços, por isso não adianta empurrá-los goela abaixo ali.
 

É verdade sim que acessórios de moda, camisetas, tênis e outros produtos tangíveis têm bom desempenho nessas redes. São aqueles que podem ser comprados por impulso: vi, gostei, cliquei, comprei. Pronto. Mas produtos e serviços que dependem de estudo de caso, orçamento ou um projeto específico não decolam por lá. Para esses, acredito eu, as redes funcionam mais para branding.
 

Independentemente disso, o público irá interagir com suas postagens se elas gerarem algum interesse, oferecerem algo de “valor” – alguma dica, uma informação importante que nem todo mundo saiba, uma estória, algo engraçado (cuidado com isso).
 

Além disso, todas as redes sociais se baseiam em algoritmos que, de uns tempos pra cá, filtram cada vez mais suas postagens e elas atingem cada vez menos pessoas. O intuito disso é óbvio: obrigar as empresas a pagarem para veicular anúncios (postagens impulsionadas).

Marketing Digital não substitui o planejamento de marketing

Para os que estudaram ou leram um pouco sobre marketing "tradicional" sabem o que significam os 4P's (Produto, Preço, Praça e Promoção). Se analisarmos, veremos que o marketing digital é apenas uma atividade dentro de um P, o de Promoção. Mesmo que você escolha fazer toda a comunicação da sua empresa com ferramentas digitais, ainda faltará a definição dos outros três Ps do marketing. Ou seja, você teria apenas 25% do que precisaria, considerando pesos iguais para cada um dos P's de marketing.

 

Marketing Digital não corrige os problemas de marketing das empresas


Apesar de ajudar a identificar outros problemas através de relatórios, o marketing digital não consegue ter sucesso se o restante não estiver bem feito.

Digamos que seu produto/serviço não seja interessante, ou até seja, mas não está sendo oferecido ao mercado no preço ou no local correto. O marketing digital só irá potencializar e propagar uma estratégia errada, sem gerar resultados. Decisões acertadas sobre a formatação do produto (ou serviço), o estabelecimento de fortes diferenciais competitivos, estudo sobre  qual público atingir e onde procura-lo e estratégia de preços são cruciais! Mesmo que apenas  uma dessas estiver capenga todo o resto desmorona.

Fazendo uma analogia, se você está numa estrada e escolhe o caminho errado, pode ir de Ferrari que você chegará mais rápido, mas não chegará no local que você quer.

 

Marketing Digital não traz resultados imediatos (nem de graça)

Divulgação em Google e redes sociais costuma trazer resultados muito mais rápido do que empresas estavam acostumadas no passado ao abrir uma loja e anunciar no jornal, TV, rádio, panfletos e outros tipos de mídia tradicional.

No entanto, se você não tiver um planejamento de ao menos 6 meses ou um ano e estiver buscando resultados em 1 mês, o risco de não ficar satisfeito é grande.

É preciso planejar uma verba de mídia de médio/longo prazo para que sua divulgação traga resultados.

Vejo empresários querendo gastar R$ 100,00 de mídia uma única vez, um único mês e esperando chover pedido em seu telefone, WhatsApp e e-mail.

Não existe uma verba mínima ou ideal para investimento, tudo dependerá dos objetivos e segmento de atuação da empresa. Mas certamente essa verba não é de R$ 100 por mês.

Lembre-se: baixo investimento é igual a baixos resultados (ou nulos, muitas vezes...). Não tem como fugir disso.




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