4 TÁTICAS E 1 DICA PARA E-MAIL MARKETING
O e-mail existe há 50 anos e ainda é uma estratégia de marketing viável — desde que você saiba como despertar o interesse de suas perspectivas.
Quando a pandemia e
a incerteza econômica de 2020 mudaram o mundo dos negócios, muitos profissionais de marketing redobraram
seus esforços de e-mail, focando em um canal que
poderiam controlar. Cerca de 36% mais e-mails de marketing do que o
habitual foram enviados durante o verão de ficar em casa, informou o HubSpot.
Considerando esse
aumento substancial, você pode pensar que o público se cansou de caixas de entrada cheias. Mas o
mesmo relatório da HubSpot descobriu que as
taxas de aberturas de e-mail marketing permaneceram entre 10-20% acima da média.
Um ambiente com
mais e-mails e maior engajamento, no entanto, significa uma maior concorrência. Para colher os benefícios da tendência de e-mail, você terá que se antecipar à multidão. É por isso que você deve refrescar sua abordagem.
Concentre-se nas
quatro táticas a seguir para melhorar sua estratégia de e-mail marketing em 2021.
1. ENTREGUE VALOR EM SEU E-MAIL ACIMA DE TUDO
Se você está lutando para engajar perspectivas,
isso não significa que você deve abandonar totalmente o e-mail.
Significa que você precisa de uma abordagem melhor.
Deixe a autopromoção para trás e embale sua comunicação com o tipo de conteúdo que seu público acha valiosa ou
interessante.
O conteúdo pode ser de autoria de seus especialistas
internos ou por uma fonte totalmente diferente. Coloque as necessidades de
seus clientes em primeiro lugar, e eles vão
pensar em você quando for a hora de comprar.
Muitos
profissionais de marketing que visam entregar valor fornecem materiais
educativos. É um ótimo começo, mas não é a única maneira de cativar seu público. Torne seu conteúdo de e-mail divertido, quer isso signifique
assinar cada comunicação com uma piada específica do setor ou enviar um meme bobo ou GIF que você acha que as perspectivas vão apreciar. Mas não abuse, não tente virar um
comediante e muito cuidado com o tipo de piada...
2. PRIORIZE A PERSONALIZAÇÃO EM SUA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING
Você precisará personalizar seus e-mails para obter um engajamento mais significativo das perspectivas.
Teste para ver qual
abordagem ressoa mais. Seu público está procurando descontos? Eles estão esperando por mais oportunidades de interação (por exemplo, pesquisas)?
Saiba mais sobre seu
público a cada e-mail e certifique-se de que eles saibam que você está ouvindo. Jogar o jogo longo dá trabalho, mas é um investimento que você tem que fazer em um ambiente econômico incerto.
Se você humanizar suas comunicações, seus clientes serão mais propensos a responder.
3. MUDE SEU REMETENTE OU DOMÍNIO
Algo tão simples quanto um novo remetente pode provocar
respostas de audiências silenciosas. Um total de 68%
dos americanos decidem se abrem um e-mail baseado apenas no nome do remetente, segundo dados do Campaign Monitor.
Se um e-mail
estiver focado principalmente em um aspecto do seu negócio, você pode tentar enviá-lo do [Chefe de Departamento] da [Sua Empresa]
para humanizar a mensagem.
4. APOIE SUA EQUIPE DE VENDAS
Quando a economia
dos EUA encolheu em março e abril, as equipes de vendas se
esforçaram para ganhar novos negócios e preencher vazios
e vagas rapidamente emergentes. Os departamentos de vendas enviaram 44% mais
e-mails no segundo trimestre de 2020 do que no primeiro trimestre, de
acordo com o relatório HubSpot mencionado anteriormente.
Infelizmente, as taxas de resposta permaneceram 25-30% mais baixas do que eram
antes da pandemia.
Esteja preparado
para ajudar sua equipe de vendas a ganhar novos negócios, apoiando-os mais diretamente. Se uma de suas
táticas de marketing ressoa com seu público, espalhe as notícias para que a equipe de vendas da
sua empresa saiba continuar usando essa tática enquanto alimenta as
perspectivas através do funil.
* * *
Mais nem sempre é melhor com sua estratégia de e-mail marketing. A pandemia fez com que muitos
profissionais de marketing seguissem uma abordagem de mensagens em massa em
2020, mas o público não parece susceptível a responder a
essa tática em 2021.
Em vez disso, faça um esforço apontado para fornecer valor
consistente, personalizar comunicações e mudar seu
envio para ganhar engajamento adicional.
E quando você encontrar uma tática que funcione, compartilhe a
informação com as vendas. Vendas e marketing são dois lados da mesma moeda!
E AGORA, A DICA:
Sempre utilize uma
ferramenta profissional para suas ações de e-mail marketing.
Nada pior do que
suas mensagens chegando para alguém com aquela observação “possível spam”... Os
servidores da web estão sempre alertas contra os spammers e uma vez na lista negra
você não sai mais.
Além de livrá-lo de
um possível bloqueio de sua conta de e-mail ou até, acredite, a retirada de seu
site do ar (isso está em todos os contratos de hospedagem do planeta, mas
ninguém lê), tais ferramentas profissionais oferecem relatórios com informações
sobre quem efetivamente abriu e leu sua mensagem, proporcionam a possibilidade
de reenviar para aqueles que não abriram, descartam automaticamente endereços de
e-mails “quebrados” ou não mais existentes mantendo seu mailing saudável e,
entre outros benefícios, algumas dessas ferramentas têm planos gratuitos!
Baseado e traduzido do original em https://www.marketingprofs.com/

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