USE O WHATSAPP PARA INCREMENTAR SUAS VENDAS
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Já reparou que com as medidas de
restrição, muitas empresas migraram para o ambiente digital? Pois é, as
vendas e as compras a distância se tornaram uma alternativa à impossibilidade
de contato físico, tanto para os empreendedores quanto para os clientes. De acordo com o estudo realizado
pela Ipsos, 47% dos brasileiros
têm comprado mais na
internet desde o início da Covid-19. Somado a isso, a
pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box indica
que 76% dos brasileiros se comunicam
com marcas pelo WhatsApp. Esses números apontam para uma nova
dinâmica de consumo e dão pistas sobre as vantagens que o WhatsApp pode
trazer para o seu negócio. Afinal, as vendas pelo aplicativo
de mensagem são super simples e não demandam grandes investimentos. Com
poucos minutos e sem gastar nada, você baixa o app e começa a negociar com
seus prospects e clientes. Então, se você ainda não se
aventurou no mundo virtual, o WhatsApp pode ser a plataforma perfeita para
você começar a vender online. Saiba mais! Por que fazer
vendas pelo WhatsApp?
Antes de te contar como vender pelo
WhatsApp, vamos entender quais vantagens esse aplicativo oferece ao seu
negócio?
Mas, atenção! Não adianta
simplesmente disparar mensagens e esperar que os clientes comprem como
mágica. É fundamental definir estratégias e tratar o aplicativo como um canal
de vendas para a sua empresa. E é justamente sobre isso que falaremos agora:
como vender pelo WhatsApp! Se você tem um pequeno negócio, o WhatsApp é
uma ótima ferramenta para criar um relacionamento mais próximo com os seus
clientes. No entanto, é importante destacar que o aplicativo não abre a
possibilidade de vários operadores trabalharem usando o mesmo número. Por isso, se a sua empresa precisa
de mais pessoas focadas no atendimento, você pode usar o WhatsApp Business API —
uma opção que facilita a integração a CRMs, plataformas de atendimento e
outras tecnologias. Dessa forma, várias pessoas do seu time podem usar a mesma
conta! Dito isto, veja 7 ideias para
potencializar as suas vendas pelo aplicativo: 1. Use o
WhatsApp Business
Assim como o WhatsApp convencional,
a versão Business é gratuita. A grande diferença é que o WhatsApp Business é
voltado totalmente para empresas! Por meio dele, você pode promover o
seu negócio e se comunicar com a sua lista de contatos de forma mais organizada
e eficiente. O aplicativo oferece alguns
recursos bem interessantes para profissionalizar o seu perfil. Por exemplo:
adicionar informações sobre a sua empresa e catálogo de produtos, categorizar
as conversas com etiquetas e acompanhar estatísticas de mensagens enviadas,
entregues, lidas e recebidas. Além de deixar o seu negócio mais
organizado, ter um perfil comercial no WhatsApp dará mais segurança aos seus
clientes e, consequentemente, mais credibilidade para a sua marca. 2. Tenha um
número profissional
Além de usar a versão Business,
outra dica valiosa para começar as vendas pelo WhatsApp é ter um número
específico para a sua empresa. Isso vai te ajudar a não misturar
os contatos profissionais com os pessoais. Dessa forma, você conseguirá
gerenciar melhor a sua jornada de trabalho e trazer mais seriedade para o
atendimento. 3. Programe
mensagens automáticas
Quer mais uma ideia de como vender
pelo WhatsApp? Então, anote aí! Para facilitar a rotina de
atendimento, o WhatsApp Business oferece uma ferramenta que permite criar:
A mensagem de saudação é
enviada, automaticamente, para clientes que estiverem fazendo o primeiro
contato com você. Neste texto, você pode especificar
os canais da empresa, pedir os dados necessários ou, até mesmo, criar uma
mensagem simples. Exemplo: “Olá! Recebemos sua mensagem e já vamos te
responder.”. Por outro lado, a mensagem de ausência pode
ser programada para clientes que entrem em contato com você fora do horário
de expediente. Ou seja, essa opção só estará disponível para as contas que
configurarem o horário comercial. Veja um exemplo de mensagem de
ausência: “Olá! Não estamos no horário de atendimento agora, mas assim que
retornarmos, entraremos em contato com você.”. Por fim, as respostas rápidas servem
para agilizar os retornos. Nesta opção, você deve configurar uma mensagem
curta, com uma ou duas palavras-chave que, quando forem digitadas, se
transformarão na resposta completa. 4. Crie um
catálogo de produtos
As vendas pelo WhatsApp também podem
ser facilitadas pelo catálogo de produtos. Esse recurso, disponível na versão
Business, permite que você cadastre todos os seus produtos e serviços,
adicionando fotos, descrições e preços. Assim, você consegue exibir seus
produtos de maneira interativa na plataforma, sem precisar de um link externo. Os seus clientes podem acessar o
catálogo direto no seu perfil. Além disso, você pode compartilhar, durante a
conversa com o cliente, os dados de cada produto. https://youtu.be/JXjuFrQrfbU |

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