USE O WHATSAPP PARA INCREMENTAR SUAS VENDAS

 



Já reparou que com as medidas de restrição, muitas empresas migraram para o ambiente digital? Pois é, as vendas e as compras a distância se tornaram uma alternativa à impossibilidade de contato físico, tanto para os empreendedores quanto para os clientes. 

De acordo com o estudo realizado pela Ipsos, 47% dos brasileiros têm comprado mais na internet desde o início da Covid-19. Somado a isso, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box indica que 76% dos brasileiros se comunicam com marcas pelo WhatsApp.

Esses números apontam para uma nova dinâmica de consumo e dão pistas sobre as vantagens que o WhatsApp pode trazer para o seu negócio. 

Afinal, as vendas pelo aplicativo de mensagem são super simples e não demandam grandes investimentos. Com poucos minutos e sem gastar nada, você baixa o app e começa a negociar com seus prospects e clientes.

Então, se você ainda não se aventurou no mundo virtual, o WhatsApp pode ser a plataforma perfeita para você começar a vender online. Saiba mais!
 

Por que fazer vendas pelo WhatsApp?

Antes de te contar como vender pelo WhatsApp, vamos entender quais vantagens esse aplicativo oferece ao seu negócio?

  • Em primeiro lugar, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular no Brasil. Inclusive, somos o segundo maior país em número de usuários, ficando atrás somente da Índia. Ou seja, é bem provável que o seu cliente esteja por lá também!
  • Além disso, a taxa de abertura de mensagens e o índice de engajamento no WhatsApp são bem maiores, se comparados com o e-mail, por exemplo. Isso significa que a chance do lead ler a sua mensagem e criar uma relação mais próxima com você aumenta. 
  • E não para por aqui! Outra vantagem é que o WhatsApp possui criptografia de ponta a ponta, o que reforça a segurança dos usuários. Isso torna as vendas pelo aplicativo mais confiáveis para as duas partes envolvidas.

Mas, atenção! Não adianta simplesmente disparar mensagens e esperar que os clientes comprem como mágica. É fundamental definir estratégias e tratar o aplicativo como um canal de vendas para a sua empresa. E é justamente sobre isso que falaremos agora: como vender pelo WhatsApp!
 

Se você tem um pequeno negócio, o WhatsApp é uma ótima ferramenta para criar um relacionamento mais próximo com os seus clientes. No entanto, é importante destacar que o aplicativo não abre a possibilidade de vários operadores trabalharem usando o mesmo número.

Por isso, se a sua empresa precisa de mais pessoas focadas no atendimento, você pode usar o WhatsApp Business API — uma opção que facilita a integração a CRMs, plataformas de atendimento e outras tecnologias. Dessa forma, várias pessoas do seu time podem usar a mesma conta!

Dito isto, veja 7 ideias para potencializar as suas vendas pelo aplicativo:
 

1. Use o WhatsApp Business 

Assim como o WhatsApp convencional, a versão Business é gratuita. A grande diferença é que o WhatsApp Business é voltado totalmente para empresas!

Por meio dele, você pode promover o seu negócio e se comunicar com a sua lista de contatos de forma mais organizada e eficiente.

O aplicativo oferece alguns recursos bem interessantes para profissionalizar o seu perfil. Por exemplo: adicionar informações sobre a sua empresa e catálogo de produtos, categorizar as conversas com etiquetas e acompanhar estatísticas de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Além de deixar o seu negócio mais organizado, ter um perfil comercial no WhatsApp dará mais segurança aos seus clientes e, consequentemente, mais credibilidade para a sua marca.
 

2. Tenha um número profissional

Além de usar a versão Business, outra dica valiosa para começar as vendas pelo WhatsApp é ter um número específico para a sua empresa.

Isso vai te ajudar a não misturar os contatos profissionais com os pessoais. Dessa forma, você conseguirá gerenciar melhor a sua jornada de trabalho e trazer mais seriedade para o atendimento. 
 

3. Programe mensagens automáticas 

Quer mais uma ideia de como vender pelo WhatsApp? Então, anote aí!

Para facilitar a rotina de atendimento, o WhatsApp Business oferece uma ferramenta que permite criar:

  • mensagem de saudação;
  • mensagem de ausência;
  • e respostas rápidas.

mensagem de saudação é enviada, automaticamente, para clientes que estiverem fazendo o primeiro contato com você. 

Neste texto, você pode especificar os canais da empresa, pedir os dados necessários ou, até mesmo, criar uma mensagem simples. Exemplo: “Olá! Recebemos sua mensagem e já vamos te responder.”.

Por outro lado, a mensagem de ausência pode ser programada para clientes que entrem em contato com você fora do horário de expediente. Ou seja, essa opção só estará disponível para as contas que configurarem o horário comercial.

Veja um exemplo de mensagem de ausência: “Olá! Não estamos no horário de atendimento agora, mas assim que retornarmos, entraremos em contato com você.”.

Por fim, as respostas rápidas servem para agilizar os retornos. Nesta opção, você deve configurar uma mensagem curta, com uma ou duas palavras-chave que, quando forem digitadas, se transformarão na resposta completa.
 

4. Crie um catálogo de produtos

As vendas pelo WhatsApp também podem ser facilitadas pelo catálogo de produtos. 

Esse recurso, disponível na versão Business, permite que você cadastre todos os seus produtos e serviços, adicionando fotos, descrições e preços. Assim, você consegue exibir seus produtos de maneira interativa na plataforma, sem precisar de um link externo.

Os seus clientes podem acessar o catálogo direto no seu perfil. Além disso, você pode compartilhar, durante a conversa com o cliente, os dados de cada produto.




https://youtu.be/JXjuFrQrfbU




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