Por quê os depoimentos de clientes são tão importantes?
CUSTOMER REVIEWS / SOCIAL PROOFS:
por quê os depoimentos de clientes
são tão importantes
Apenas
para começar o papo:
Os clientes mudaram e o perfil do consumidor 4.0 exige um posicionamento mais criterioso em relação às marcas — principalmente quando não tem suas demandas atendidas, faz questão de deixar clara a sua insatisfação de diferentes maneiras.
A pior delas? Procurar a concorrência. De acordo com um estudo da NewVoiceMedia, 58% dos usuários não voltam a fazer negócios com uma empresa após uma experiência ruim.
Como ignorar números tão expressivos? A opinião do consumidor se torna cada vez mais relevante para determinar o sucesso das empresas.
Antes, a relação entre empresas e consumidores não se estendia muito após uma venda, porém, a voz de usuários insatisfeitos tornou-se mais forte, o que pode interferir no desempenho das suas vendas futuras.
Portanto, é fundamental que sua empresa comece a lidar com as customer reviews o mais rápido possível. O primeiro passo é adotar práticas que valorizem a opinião do consumidor e, mais importante, utilizar esses feedbacks para, de fato, melhorar a experiência do usuário com os produtos e/ou serviços oferecidos pela sua empresa.
Uma das principais características do consumidor online é o seu forte comportamento de pesquisa. Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível buscar diversas opções de produtos com apenas alguns cliques.
Qualidade, marca e preço baixo são características relevantes no momento de decidir uma compra, mas é possível fazer esse comparativo em poucos minutos no Google. As empresas precisam apostar em diferenciais que possam chamar a atenção do consumidor em meio a tantas informações, e os reviews ajudam nesse momento.
A AUTENTICIDADE CONQUISTA O CLIENTE
Para que o review traga confiança, é fundamental que ele seja real. Optar por não publicar as críticas pode ser um tiro no pé, já que os clientes “censurados” podem expressar sua indignação nas redes sociais, causando dor de cabeça e prejudicando a reputação da sua empresa.
Por outro lado, é importante deixar claro que comentários com ofensas e palavrões serão descartados. O conteúdo publicado tem como objetivo orientar os consumidores na decisão de compra e não causar desconforto.
É comum que haja certa preocupação em divulgar opiniões negativas sobre o seu negócio, mas você deve enxergar essa estratégia como uma forma de melhorar o relacionamento com o seu atual cliente e atrair novas oportunidades.
O consumidor sabe que todas as empresas podem cometer erros, portanto mostrar transparência e humildade para corrigir eventuais falhas pode ser um diferencial do seu negócio.
Você pode aproveitar esse espaço para solucionar as reclamações — é uma forma de mostrar que sua empresa está atenta e busca melhorar sempre!
- 92% dos consumidores leem reviews;
- 88% confiam nas reviews tanto quanto recomendações pessoais;
- 68% dizem que as opiniões positivas fazem com que confiem numa loja online;
- 68% dos consumidores confiam mais nas opiniões quando veem notas positivas e negativas;
- 51% dos consumidores selecionam um negócio local se este tiver opiniões positivas;
- 40% dos consumidores formam uma decisão de compra lendo apenas entre um a três comentários.
Os clientes mudaram e o perfil do consumidor 4.0 exige um posicionamento mais criterioso em relação às marcas — principalmente quando não tem suas demandas atendidas, faz questão de deixar clara a sua insatisfação de diferentes maneiras.
A pior delas? Procurar a concorrência. De acordo com um estudo da NewVoiceMedia, 58% dos usuários não voltam a fazer negócios com uma empresa após uma experiência ruim.
Como ignorar números tão expressivos? A opinião do consumidor se torna cada vez mais relevante para determinar o sucesso das empresas.
Antes, a relação entre empresas e consumidores não se estendia muito após uma venda, porém, a voz de usuários insatisfeitos tornou-se mais forte, o que pode interferir no desempenho das suas vendas futuras.
Portanto, é fundamental que sua empresa comece a lidar com as customer reviews o mais rápido possível. O primeiro passo é adotar práticas que valorizem a opinião do consumidor e, mais importante, utilizar esses feedbacks para, de fato, melhorar a experiência do usuário com os produtos e/ou serviços oferecidos pela sua empresa.
Uma das principais características do consumidor online é o seu forte comportamento de pesquisa. Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível buscar diversas opções de produtos com apenas alguns cliques.
Qualidade, marca e preço baixo são características relevantes no momento de decidir uma compra, mas é possível fazer esse comparativo em poucos minutos no Google. As empresas precisam apostar em diferenciais que possam chamar a atenção do consumidor em meio a tantas informações, e os reviews ajudam nesse momento.
A AUTENTICIDADE CONQUISTA O CLIENTE
Para que o review traga confiança, é fundamental que ele seja real. Optar por não publicar as críticas pode ser um tiro no pé, já que os clientes “censurados” podem expressar sua indignação nas redes sociais, causando dor de cabeça e prejudicando a reputação da sua empresa.
Por outro lado, é importante deixar claro que comentários com ofensas e palavrões serão descartados. O conteúdo publicado tem como objetivo orientar os consumidores na decisão de compra e não causar desconforto.
É comum que haja certa preocupação em divulgar opiniões negativas sobre o seu negócio, mas você deve enxergar essa estratégia como uma forma de melhorar o relacionamento com o seu atual cliente e atrair novas oportunidades.
O consumidor sabe que todas as empresas podem cometer erros, portanto mostrar transparência e humildade para corrigir eventuais falhas pode ser um diferencial do seu negócio.
Você pode aproveitar esse espaço para solucionar as reclamações — é uma forma de mostrar que sua empresa está atenta e busca melhorar sempre!
Fontes:
https://tsecommerce.com/blog/social-proof-a-importancia-das-reviews-online/
https://surfedigital.io/blog/a-importancia-de-reviews-para-a-conversao-de-compras/
https://tsecommerce.com/blog/social-proof-a-importancia-das-reviews-online/
https://surfedigital.io/blog/a-importancia-de-reviews-para-a-conversao-de-compras/


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