O COMPORTAMENTO DO COMSUMIDOR MUDOU...
...por causa da (ou acelerado pela) pandemia de coronavírus, e algumas dessas mudanças parecem ter vindo para ficar!
Diversas estatísticas sobre como os mais variados
tipos de consumidores mudaram seus hábitos devido à pandemia apontam uma ótima
maneira de entender melhor o comportamento de compra do consumidor no mercado
atual.
Veja estas dados divulgados pela Veja Insights, a partir de um
estudo da EY Future Consumer Index:
69% dos brasileiros passaram a fazer a própria
comida em casa com mais frequência;
50% diminui a contratação de empregados domésticos;
54% reduziram suas compras para apenas o essencial;
62% da nossa população passou a visitar menos lojas
físicas;
52% estão comprando com menos frequência;
41% dos cidadão do nosso país estão usando mais
vezes serviços de entrega de alimentos;
41% estão tendo o costume de se conectar mais vezes
com amigos e familiares;
33% decidiram comprar de outras marcas com o
objetivo de apoiar negócios locais.
Veja também estes dados econômicos sobre o Brasil, divulgados pelo blog Ambiente
de Negócios:
- O consumo das famílias diminuiu muito,
principalmente devido ao medo de perder o emprego (48%);
- 75% dos brasileiros diminuir o consumo durante a
pandemia;
- Até 72% deles pretende manter essa redução
após a pandemia;
- 30% da população recebeu o auxílio emergencial e desses, 7% estão usando o
dinheiro para compras e 35% para pagar dívidas.
- Cerca de 30% dos brasileiros aceitam pagar mais caro por um produto que tenha
sido produzido com baixa emissão de poluentes.
Investigadas as principais tendências de comportamento do consumidor e deixando
de lado as que tratam de tecnologia, o mais importante é focar na dupla
atendimento/relacionamento.
Mas como melhorar a qualidade do atendimento?
Separamos algumas dicas:
- Estruture seus processos internos de relacionamento;
- Entenda, de maneira profunda, a necessidade do cliente;
- Veja o atendimento como uma forma de crescimento para a sua empresa, e não
como um obstáculo;
- Treine a sua equipe a lidar com os clientes com segurança, clareza,
objetividade e transparência;
- Desenvolva um atendimento personalizado e humanizado, que solucione a questão
apresentada ao mesmo tempo em que mostra empatia (sincera) pela situação que o
cliente está passando;
- Seja proativo e se antecipe a possíveis novos problemas;
- Receba (e solicite) feedback dos clientes e use como ferramenta de crescimento;
- Tenha a satisfação do seu público como objetivo principal do atendimento, e
não o aumento das vendas, pois isso será consequência da qualidade desse
serviço;
- Automatize processos, integre seus canais de atendimento, disponibilize
vários meios de contato, esteja sempre disponível, ou seja, valorize o tempo do
seu cliente.

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