5 cuidados com o marketing na pandemia
Decretada no país em
março de 2020, a pandemia se estendeu – se estende – mais que o esperado
inicialmente, resultado da má gestão de crise, negacionismo,
irresponsabilidade, etc., etc. Não haverá volta ao normal enquanto a pandemia
perdurar, e ela vai perdurar enquanto cada um não fizer a sua parte...
Mas vamos ao Marketing, que é nosso foco!
INSENSIBILIDADE
CUSTA CARO. TOME CUIDADO!
A nossa primeira dica (e, talvez, a mais importante!) é: entenda o atual
momento que estamos enfrentando e demonstre
empatia para as pessoas, sejam elas consumidoras ou não da sua
marca.
As consequências da COVID-19 colocaram empresas, governantes e toda a nossa
sociedade em alerta. E isso afetou o próprio padrão de comportamento dos
usuários ao redor de todo o mundo. Além de estarem cada vez mais preocupadas
com os desdobramentos da doença, as
pessoas também estão de olho na forma com que cada marca vem se posicionando.
De acordo com o estudo global “Confiança
nas Marcas e a Pandemia de Coronavírus”, realizado pela
Edelman, 71% das
pessoas perderão para sempre a confiança em uma marca se perceberem que ela
está tentando lucrar com a atual situação.
Por isso, lembre-se: seja sensível. Demonstre de que modo a sua empresa tem
contribuído para ajudar a enfrentar os novos desafios.
NÃO SEJA ALHEIO À REALIDADE
Se praticamente toda a nossa sociedade está antenada no que está rolando no Brasil e no mundo, você não vai deixar que a sua empresa fique alheia à realidade, não é mesmo?
Vamos usar um exemplo simples: se o seu time de colaboradores está trabalhando em regime de home office, que tal divulgar isso nas redes sociais? Essa é uma forma de mostrar aos seus consumidores que a sua marca se preocupa com a saúde de cada um. E, em um momento como esse, passar uma imagem de responsabilidade e seriedade frente à situação é essencial.
Além disso, é muito importante adequar os conteúdos para cada tipo de negócio. Por exemplo: se a sua marca trabalha com peças para carros, produza materiais específicos falando sobre a higienização adequada dos veículos; se a empresa trabalha com produtos healthcare, invista em conteúdos com dicas para cuidar da saúde sem sair de casa.
Para o marketing na pandemia, deixe as ofertas e promoções de lado por um tempinho e invista em conteúdos que sejam realmente relevantes para o seu público neste momento.
Diante de uma crise de proporções globais como a causada pelo novo coronavírus, é natural que muitas empresas cortem gastos em muitos setores. Mas lembre-se de que o marketing na pandemia tem uma importância fundamental para não deixar que a sua marca caia no esquecimento.
Caso seja necessário, é possível fazer alguns reajustes nos investimentos com publicidade. Se a sua empresa trabalha com outdoor marketing, talvez seja uma boa ideia poupar os gastos com as mídias offline e focar mais no digital. Afinal de contas, as pessoas quase não têm saído de casa e dificilmente veriam o seu anúncio por aí.
Uma outra ideia interessante é reduzir os investimentos com anúncios pagos nas mídias sociais e concentrar esforços nas estratégias de SEO para um melhor posicionamento nas buscas orgânicas. Essa é uma ação que pode não trazer resultados imediatos, mas são importantíssimas a longo prazo.
MARKETING E VENDAS PRECISAM TRABALHAR JUNTOS
Como nós dissemos anteriormente, é fundamental buscar uma adaptação ao contexto que estamos vivendo. Seja alterar ou até mesmo criar novos serviços para satisfazer as vontades do seu público, o importante é ser criativo para não perder as oportunidades de vendas que podem surgir neste período.
Mas não se esqueça do que já comentamos: não é hora de criar “promoções imperdíveis”, mas sim de encontrar oportunidades, mesmo com os recursos reduzidos.
CUIDADO COM AS CRISES DE IMAGEM GERADAS POR INFLUENCIADORES
Sejamos sinceros: contar com um influencer para divulgar seus produtos para um maior número de pessoas pode ser uma ideia fantástica.
Mas é preciso estar atento e tomar cuidado para que uma crise de imagem do influenciador não afete sua marca. Lembre-se de que um simples post no perfil pessoal do influencer pode jogar todo o trabalho da sua empresa por água abaixo.
Tivemos o exemplo do caso Gabriela Pugliese. A influenciadora postou stories curtindo uma festa com amigos em casa. Ou seja, desrespeitando as recomendações de isolamento social estabelecidos pelos principais órgãos de saúde. O resultado: marcas apoiadoras anunciaram a suspensão dos trabalhos e o cancelamento de ações futuras.
Lembre-se disso na hora de desenvolver estratégias de marketing na pandemia e escolher o(a) parceiro(a) que levará o nome da sua empresa mais longe.
Fonte:
Marketing na pandemia: 5 cuidados que você precisa tomar
(kryp.com.br)



Comentários
Postar um comentário