O CONSUMIDOR NÃO CONFIA EM PROPAGANDA, E SIM EM PESSOAS

 


Essa é a frase-título de um artigo no caderno especial “Marcas Mais” publicado pelo jornal O Estado de São Paulo em 20 de Agosto de 2020. O autor da frase é o especialista em marcas Mark Schaefer, autor do livro “Marketing Rebellion – The Most Human Company Wins”.


Segundo ele, as empresas andam enfrentando dificuldades em convencer os consumidores a adquirirem seus produtos através da publicidade “tradicional”, e isso ocorre porque as empresas “não têm mais controle sobre sua própria imagem”, atualmente formada pelo “boca-a-boca” na internet, em redes sociais. Para transpor esse obstáculo, uma das coisas que as empresas teriam de fazer seria deixar transparente sua cultura e valores, muito mais que mostrar seus produtos.

Seguem, resumidamente, algumas frases de Schaefer que podem ser úteis para quem está pensando o marketing para a própria empresa - não importa o tamanho, são conceitos gerais para todo tipo de empresa:
 
“Há quem tenha sugerido usar o orçamento de marketing para distribuição de doações. É isso que as marcas deveriam fazer. Mas o que vêm fazendo: comerciais que dizem “nós estamos com você” sem nada de concreto por trás. É uma piada”.
 
“A bola da vez é o marketing de causa. E as pessoas viram os olhos e dizem ”onde você estava um ano atrás? Ao longo da última década?” As pessoas sabem que a empresa só está pegando carona em um tópico...”
 
O nome do jogo no marketing é confiança... Se eu vou numa cafeteria olho sempre os adesivos grudados nos laptops das pessoas. Se uma marca chegou a esse ponto, é sinal de que é confiável. O consumidor está dizendo “eu me identifico tanto com essa empresa que m sinto confortável em fazer propaganda para ela”. Esse  deveria ser o objetivo de  todas as companhias do mundo”.
 
Antigamente as marcas tinham suas imagens cuidadosamente construídas... Agora elas são o que as pessoas dizem umas às outras... Hoje, os consumidores têm toda a informação de que precisam em seus smartphones, as pessoas sabem mais sobre a empresa do que muitas vezes ela mesma sabe.”

"Existem hoje no mundo 650 milhões de smartphones com aplicativos que bloqueiam anúncios.Trata-se de uma voz bem clara e uníssona: não queremos sua propaganda. Tenta burlar esse bloqueio é a coisa mais estúpida a se fazer".
 
Eu acho a ideia de marketing de conteúdo um pouco superestimada... Não existe um conteúdo capaz de me convencer a comprar algo que eu não queira, seja uma hospedagem, um voo ou um cereal para o café da manhã. As pessoas não confiam em propaganda, confiam em outras pessoas.”

Abaixo, um link para quem quiser ler o conteúdo integral do caderno especial Marcas Mais do Estadão:


http://publicacoes.estadao.com.br/marcasmais2020/

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