O CONSUMIDOR NÃO CONFIA EM PROPAGANDA, E SIM EM PESSOAS
Essa é a frase-título de um artigo no caderno especial “Marcas Mais” publicado pelo jornal O Estado de São Paulo em 20 de Agosto de 2020. O autor da frase é o especialista em marcas Mark Schaefer, autor do livro “Marketing Rebellion – The Most Human Company Wins”.
Segundo ele, as empresas andam enfrentando dificuldades em convencer os
consumidores a adquirirem seus produtos através da publicidade “tradicional”, e
isso ocorre porque as empresas “não têm mais controle sobre sua própria
imagem”, atualmente formada pelo “boca-a-boca” na internet, em redes sociais.
Para transpor esse obstáculo, uma das coisas que as empresas teriam de fazer
seria deixar
transparente sua cultura e valores, muito mais que mostrar seus produtos.
Seguem, resumidamente, algumas frases de Schaefer que podem ser úteis para quem
está pensando o marketing para a própria empresa - não importa o tamanho, são
conceitos gerais para todo tipo de empresa:
“Há quem tenha sugerido usar o orçamento de marketing para distribuição de
doações. É isso que as marcas deveriam fazer. Mas o que vêm fazendo: comerciais que dizem “nós estamos
com você” sem nada de concreto por trás. É uma piada”.
“A bola da vez é o marketing de causa. E as pessoas viram os olhos e dizem
”onde você estava um ano atrás? Ao longo da última década?” As pessoas sabem
que a empresa só está
pegando carona em um tópico...”
“O nome do jogo no
marketing é confiança... Se eu vou numa cafeteria olho sempre
os adesivos grudados nos laptops das pessoas. Se uma marca chegou a esse ponto,
é sinal de que é confiável. O consumidor está dizendo “eu me identifico tanto com essa
empresa que m sinto confortável em fazer propaganda para ela”. Esse deveria ser o objetivo de
todas as companhias do mundo”.
“Antigamente as marcas
tinham suas imagens cuidadosamente construídas... Agora elas são o que as
pessoas dizem umas às outras... Hoje, os consumidores têm toda
a informação de que precisam em seus smartphones, as pessoas sabem mais sobre a
empresa do que muitas vezes ela mesma sabe.”
"Existem hoje no mundo 650
milhões de smartphones com aplicativos que bloqueiam anúncios.Trata-se
de uma voz bem clara e uníssona: não queremos sua propaganda. Tenta burlar
esse bloqueio é a coisa mais estúpida a se fazer".
“Eu acho a ideia de
marketing de conteúdo um pouco superestimada... Não existe um
conteúdo capaz de me convencer a comprar algo que eu não queira, seja uma
hospedagem, um voo ou um cereal para o café da manhã. As pessoas não confiam em
propaganda, confiam em outras pessoas.”
Abaixo, um link para quem quiser ler o conteúdo integral do caderno especial Marcas Mais do
Estadão:
http://publicacoes.estadao.com.br/marcasmais2020/

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