DICAS DE MARKETING PARA O "NOVO NORMAL"
Quantas vezes você já
ouviu isso? A pandemia do COVID-19 interrompeu vidas, negócios e mercados - o
que normalmente é seguido por uma linha sobre a vida nunca mais voltar ao que
era antes.
Esses são dois conceitos que muitos de nós apenas agora estamos começando a
entender em um nível pessoal.
Porém, em nível profissional, é algo que precisamos abordar imediatamente, à
medida que nossas marcas reabrem para os negócios e testamos técnicas de
marketing projetadas para impulsionar as vendas e a lucratividade no "novo
normal".
As abordagens testadas e comprovadas nas quais confiávamos no passado não serão
necessariamente explicadas aqui na nova fronteira. Isso não quer dizer que
precisaremos reconstruir tudo do zero. Felizmente, existem algumas regras
básicas que direcionam o marketing para um mercado pós-COVID.
Vamos olhar para seis delas e ver quais etapas podemos tomar agora.
1. Tenha um plano
Reúna-se com sua equipe para desenvolver uma estratégia de comunicação de
reabertura que atenda às preocupações de todas as partes interessadas da
empresa: dos funcionários que retornam aos fornecedores e até às jurisdições
locais que podem estar monitorando o processo de reabertura em seu local.
Fique de olho no que seus concorrentes estão fazendo - e, em alguns casos,
trabalhe com eles para que o “bem maior” de sua indústria como um todo seja
atendido.
2. Comunique-se com seus clientes
Parece básico: você precisa se comunicar com seus clientes. Mas vimos as
empresas diminuírem seus esforços de comunicação durante a pandemia. Alguns
abandonaram completamente seus fluxos de mídia social.
Qualquer que seja sua circunstância em particular, agora é a hora de aumentar a
comunicação com os clientes. Seja transparente e oportuno com os detalhes
específicos por trás de sua reabertura. Informe a eles quem, o quê, por que,
quando e como da sua reabertura, incluindo todas as novas regras de segurança
que você está exigindo para transações pessoais. Diga a eles que a segurança
deles é sua prioridade e você será bem-vindo de volta.
Em seguida, comunique esta mensagem em todos os seus canais: listas de e-mail,
contas de mídia social, seu site, comunicados à imprensa, em qualquer outro
lugar em que você possa pensar. O cliente apreciará sua divulgação sincera e
transparente.
3. Reforce seus esforços de mídia
social
Desde o início da pandemia, seus clientes contam cada vez mais com as mídias
sociais e seus dispositivos eletrônicos, desde notícias e informações até o
contato com amigos e familiares. Agora eles têm o hábito de verificar seus
feeds com mais frequência. Portanto, tire proveito disso e aumente a frequência
de suas postagens.
Mas uma dica importante: não os encha de material promocional e faça tudo sobre
vendas. Considere publicar um conteúdo útil referente à pandemia - e as medidas
que você está tomando como empresa para tornar a experiência deles como
clientes mais suave e segura.
4. Melhore a sua experiência
digital com o cliente
Atender seus clientes não é o domínio exclusivo de uma central de atendimento
0800; os clientes esperam assistência através dos vários canais pelos quais
podem entrar em contato com você. É por isso que você precisa iniciar ou
expandir os recursos dos serviços de bate-papo nas mídias sociais.
Em algumas circunstâncias, isso pode significar a introdução de recursos de
horário de funcionamento por meio de Facetime, Zoom ou ferramenta ou recurso
semelhante. Os clientes se acostumaram a usar essas plataformas - conversando
com colegas de trabalho ou parentes que residem em uma casa de vida assistida
ou por meio de serviços de telessaúde prestados por prestadores de serviços de
saúde locais.
A pandemia empurrou muitos obstáculos para finalmente adotar soluções técnicas.
Certifique-se de estar lá para pegar esse nível de conhecimento do consumidor.
5. Gerenciar expectativas
Seus clientes entendem que a vida é diferente agora. Eles geralmente são
empáticos com rupturas que estão além do controle dos negócios. Mas o que eles
não toleram é a falta de transparência ou comunicação aberta.
Seja informado sobre quaisquer interrupções no serviço ou na sua cadeia de
suprimentos que possam afetar seus pedidos com você. Informe-os sobre como as
novas regulamentações de saúde interromperam a maneira como estão acostumados a
trabalhar com você, mas depois ofereça-lhes maneiras alternativas de manter o
relacionamento.
6. Monitorar a eficácia da campanha
Com uma ênfase de alto nível nas promoções digitais, haverá uma curva de
aprendizado aqui e algumas tentativas e erros. Preste atenção especial em quais
campanhas de marketing estão funcionando bem para o seu negócio e quais parecem
estar perdendo a marca. Além disso, faça o melhor possível com as campanhas que
seus concorrentes estão lançando.
Vamos resumir isso
O marketing digital agora é mais relevante do que nunca. Comece a criar suas
novas estratégias de marketing com essa noção em mente.
Tenha um plano que atenda às preocupações de funcionários, fornecedores e
parceiros e clientes.
Não exagere na promoção durante um período delicado, quando o cliente estiver
procurando informações e garantias úteis.
Aumente seus esforços de marketing digital e garanta que você possa se
comunicar com os clientes nos dispositivos e canais em que vivem; esteja pronto
para resolver problemas de serviço nesses canais também.
Invista na construção de experiências digitais para eles: esse é o futuro e seu
marketing precisa acompanhar o ritmo.
E, finalmente, monitore seus esforços de campanha e preste atenção especial ao
que está funcionando (para você e para os outros).
* * *
A reabertura durante e após a pandemia está repleta de desafios e carregada de
oportunidades. Para os empreendedores é o momento ideal para aproveitar as
novas abordagens de marketing e comunicação para diferenciar sua marca pelo
"novo normal" em seu setor.
www.marketingprofs.com
Brian Byer é vice-presidente e gerente geral da agência de marketing digital de
serviço completo Blue Fountain Media

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