DICAS DE MARKETING PARA O "NOVO NORMAL"

 


Quantas vezes você já ouviu isso? A pandemia do COVID-19 interrompeu vidas, negócios e mercados - o que normalmente é seguido por uma linha sobre a vida nunca mais voltar ao que era antes.
 
Esses são dois conceitos que muitos de nós apenas agora estamos começando a entender em um nível pessoal.
 
Porém, em nível profissional, é algo que precisamos abordar imediatamente, à medida que nossas marcas reabrem para os negócios e testamos técnicas de marketing projetadas para impulsionar as vendas e a lucratividade no "novo normal".
 
As abordagens testadas e comprovadas nas quais confiávamos no passado não serão necessariamente explicadas aqui na nova fronteira. Isso não quer dizer que precisaremos reconstruir tudo do zero. Felizmente, existem algumas regras básicas que direcionam o marketing para um mercado pós-COVID.
 
Vamos olhar para seis delas e ver quais etapas podemos tomar agora.
 
1. Tenha um plano
 
Reúna-se com sua equipe para desenvolver uma estratégia de comunicação de reabertura que atenda às preocupações de todas as partes interessadas da empresa: dos funcionários que retornam aos fornecedores e até às jurisdições locais que podem estar monitorando o processo de reabertura em seu local.
 
Fique de olho no que seus concorrentes estão fazendo - e, em alguns casos, trabalhe com eles para que o “bem maior” de sua indústria como um todo seja atendido.
 
2. Comunique-se com seus clientes
 
Parece básico: você precisa se comunicar com seus clientes. Mas vimos as empresas diminuírem seus esforços de comunicação durante a pandemia. Alguns abandonaram completamente seus fluxos de mídia social.
 
Qualquer que seja sua circunstância em particular, agora é a hora de aumentar a comunicação com os clientes. Seja transparente e oportuno com os detalhes específicos por trás de sua reabertura. Informe a eles quem, o quê, por que, quando e como da sua reabertura, incluindo todas as novas regras de segurança que você está exigindo para transações pessoais. Diga a eles que a segurança deles é sua prioridade e você será bem-vindo de volta.
 
Em seguida, comunique esta mensagem em todos os seus canais: listas de e-mail, contas de mídia social, seu site, comunicados à imprensa, em qualquer outro lugar em que você possa pensar. O cliente apreciará sua divulgação sincera e transparente.
 
3. Reforce seus esforços de mídia social

 
Desde o início da pandemia, seus clientes contam cada vez mais com as mídias sociais e seus dispositivos eletrônicos, desde notícias e informações até o contato com amigos e familiares. Agora eles têm o hábito de verificar seus feeds com mais frequência. Portanto, tire proveito disso e aumente a frequência de suas postagens.
 
Mas uma dica importante: não os encha de material promocional e faça tudo sobre vendas. Considere publicar um conteúdo útil referente à pandemia - e as medidas que você está tomando como empresa para tornar a experiência deles como clientes mais suave e segura.
 
4. Melhore a sua experiência digital com o cliente
 
Atender seus clientes não é o domínio exclusivo de uma central de atendimento 0800; os clientes esperam assistência através dos vários canais pelos quais podem entrar em contato com você. É por isso que você precisa iniciar ou expandir os recursos dos serviços de bate-papo nas mídias sociais.
 
Em algumas circunstâncias, isso pode significar a introdução de recursos de horário de funcionamento por meio de Facetime, Zoom ou ferramenta ou recurso semelhante. Os clientes se acostumaram a usar essas plataformas - conversando com colegas de trabalho ou parentes que residem em uma casa de vida assistida ou por meio de serviços de telessaúde prestados por prestadores de serviços de saúde locais.
 
A pandemia empurrou muitos obstáculos para finalmente adotar soluções técnicas. Certifique-se de estar lá para pegar esse nível de conhecimento do consumidor.
 
5. Gerenciar expectativas
 
Seus clientes entendem que a vida é diferente agora. Eles geralmente são empáticos com rupturas que estão além do controle dos negócios. Mas o que eles não toleram é a falta de transparência ou comunicação aberta.
 
Seja informado sobre quaisquer interrupções no serviço ou na sua cadeia de suprimentos que possam afetar seus pedidos com você. Informe-os sobre como as novas regulamentações de saúde interromperam a maneira como estão acostumados a trabalhar com você, mas depois ofereça-lhes maneiras alternativas de manter o relacionamento.
 
6. Monitorar a eficácia da campanha
 
Com uma ênfase de alto nível nas promoções digitais, haverá uma curva de aprendizado aqui e algumas tentativas e erros. Preste atenção especial em quais campanhas de marketing estão funcionando bem para o seu negócio e quais parecem estar perdendo a marca. Além disso, faça o melhor possível com as campanhas que seus concorrentes estão lançando.
 
Vamos resumir isso
 
O marketing digital agora é mais relevante do que nunca. Comece a criar suas novas estratégias de marketing com essa noção em mente.
 
Tenha um plano que atenda às preocupações de funcionários, fornecedores e parceiros e clientes.
 
Não exagere na promoção durante um período delicado, quando o cliente estiver procurando informações e garantias úteis.
 
Aumente seus esforços de marketing digital e garanta que você possa se comunicar com os clientes nos dispositivos e canais em que vivem; esteja pronto para resolver problemas de serviço nesses canais também.
 
Invista na construção de experiências digitais para eles: esse é o futuro e seu marketing precisa acompanhar o ritmo.
 
E, finalmente, monitore seus esforços de campanha e preste atenção especial ao que está funcionando (para você e para os outros).
 
* * *
 
A reabertura durante e após a pandemia está repleta de desafios e carregada de oportunidades. Para os empreendedores é o momento ideal para aproveitar as novas abordagens de marketing e comunicação para diferenciar sua marca pelo "novo normal" em seu setor.

www.marketingprofs.com
 
Brian Byer é vice-presidente e gerente geral da agência de marketing digital de serviço completo Blue Fountain Media

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ILUSÃO DO SUCESSO ORGÂNICO NAS REDES SOCIAIS: Um Dilema de Tostines na Era Digital

CUIDADO AO CRIAR SEU LOGOTIPO EM IA

Anúncios Pagos no Instagram e Orçamento Limitado: O Que Funciona para Pequenos Negócios?