PANDEMIA - estratégias campeãs para tempos de crise.




Não é hora de sua marca ficar em silêncio ou inativa. Segundo uma pesquisa da Federação Mundial de Anunciantes, 80% das multinacionais estão adiando campanhas, mas o mesmo número está criando novo conteúdo em resposta à crise.

Você pode estar lutando para encontrar as palavras reconfortantes certas ou a ação certa, como se um amigo tivesse revelado a perda de um ente querido. Devemos nos perguntar: qual é o equivalente de marketing durante esses tempos difíceis de Corona vírus, dar “condolências”, dar uma mão ou enviar flores?

Por mais de uma década, estudei as diferentes abordagens das mensagens de utilidade pública e sua lucratividade, autenticidade e impacto. Elas são mais relevantes agora do que nunca e compartilharei quatro estratégias de comunicação comuns: ficar em silêncio, dizer alguma coisa, fazer alguma coisa e capacitar as pessoas.

Ficar em silêncio: o proverbial avestruz com a cabeça na areia

Quando não sabe o que dizer (ou fazer), pode ser mais fácil ficar em silêncio. Marcas, sabemos quem vocês são e nos ignorar pode significar que nós a ignoremos na hora de contratar um serviço ou adquirir um produto no futuro...

De acordo com um relatório especial sobre Corona vírus do Edelman Trust Barometer com 12.000 pessoas em todo o mundo, 65% dizem que as marcas que respondem à pandemia terão um "enorme impacto" na probabilidade de seus consumidores comprarem um de seus produtos. Isso é massivo.

Gritando dos telhados

Esta é uma crise, uma guerra contra o Corona vírus. Nós realmente precisamos ouvir a mensagem emocional de esperança e otimismo de sua marca, repleta de violino, com belas fotos de produtos? A Volvo Trucks sentiu que era importante nos dizer como seus caminhões ainda estão na estrada e celebraram os motoristas no comercial “On the Road for Everyone”, mas parecia mais que os caminhões é que estavam estrelando o filme...

Se você realmente quer ajudar (ou comemorar) esses motoristas esforçados, provavelmente eles agradeceriam mais por uma xícara de café (que é uma ideia gratuita para você, Volvo). Cara marca, eu sei que pode ser uma surpresa, mas isso é menos sobre você e mais sobre nós (ou, no caso, os motoristas de caminhão).

Fazendo o que for preciso,  seja o que for

Se gabar menos, fazer mais. Veja o "One Team" da Budweiser - outro anúncio emocionante que celebra as pessoas que trabalham para combater o Corona vírus. Mas pelo menos tem ação por trás disso: hospedar unidades da Cruz Vermelha Americana em estádios e arenas.

Você pode avaliar o impacto real versus os gastos com mídia e publicidade. Outras marcas estão deixando suas ações falarem por si mesmas, seja criando desinfetantes para as mãos, doando fundos ou ajudando com outras iniciativas vitais.

Isso vem de grandes nomes como LMVH (por trás de marcas como Louis Vuitton) que fazem desinfetantes para as mãos e pequenos fabricantes de gim locais convertendo sua produção para fazer o mesmo. No entretenimento, o DJ francês Bob Sinclar faz um show ao vivo gratuito todas as tardes. Procure o que você faz de melhor e faça por nós.

Permitindo que outros se tornem os heróis

Ah, sim, em tempos de crise, há uma necessidade de heróis - não apenas palavras doces e música de piano. Cara marca, cuidado ao se colocar a capa de super-herói, porque você provavelmente cairá como uma lata de sopa. Em vez disso, explore como você pode transformar as pessoas em heróis.

 Veja o “PayItForwardLIVE” da Verizon, que hospeda grandes nomes do entretenimento para apoiar pequenas empresas e hospitais locais, incentivando todos nós a fazer nossa parte comprando um cartão-presente digital para apoiar uma loja da comunidade.

"A Mask For All" oferece máscaras impressas em 3D de código aberto DIY com a mensagem: Uma máscara para as pessoas pelas pessoas. Mesmo durante uma crise, todos queremos uma sensação de normalidade - ou no mínimo alguma ajuda para lidar com todo esse tempo em recinto fechado. As pessoas têm fome de autodesenvolvimento, entretenimento, auto-cuidado e até uma boa risada.

O site da Nature's Bakery apresentou conselhos práticos e divertidos sobre como manter seus filhos ativos com a mensagem direta: "O que diabos devo fazer com meus filhos?"

Seja amigo durante os bons e nos maus momentos

Eu ri, me senti humilhado e impressionado com a criatividade e a coragem das pessoas durante esses tempos, de divertidos memes online a italianos cantando juntos em suas varandas. Se sua agência de publicidade ou departamento de marketing desistiu da criatividade, dê às pessoas um palco, um microfone ou um tapinha no ombro.

Não caia na armadilha dos heróis, explore os papéis significativos que sua marca pode desempenhar; procure ser útil, ofereça um momento de normalidade ou ajude as pessoas a se ajudarem umas às outras. É para isso que os amigos servem, durante bons e maus momentos.



Original de Por Thomas Kolster. Publicado em 10 de abril de 2020.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ILUSÃO DO SUCESSO ORGÂNICO NAS REDES SOCIAIS: Um Dilema de Tostines na Era Digital

CUIDADO AO CRIAR SEU LOGOTIPO EM IA

Anúncios Pagos no Instagram e Orçamento Limitado: O Que Funciona para Pequenos Negócios?