Atitude, Alinhamento e Atendimento - eles fazem toda a diferença!
A experiência que o cliente tem com sua marca
e o quanto você o ajuda a ter sucesso estão diretamente relacionados com o
quanto ele está disposto a fazer ou manter os negócios com você.
Ações
simples podem impactar tanto positivamente como negativamente a forma como os
clientes enxergam você.
Basta abrir o LinkedIn por um momento e ver
muitos casos de empresas que durante a crise estão sendo amadas e defendidas, e
muitas que estão sendo criticadas. Por isso, sugiro que você foque três
fatores, que aqui eu me refiro como os 3 As:
Atendimento
Para
se destacar neste momento, sua empresa precisa ter o melhor atendimento e
torná-lo um diferencial competitivo.
Você precisa oferecer uma experiência única.
Proporcione
um atendimento com foco no cliente, pensado para ele, customizado para ele,
capaz de ajudá-lo a resolver sua maior dor no momento, que seja vender mais,
quer seja matar a fome.
Alinhamento
Garanta
a entrega das melhores soluções dentro das necessidades e do tempo esperado
pelo cliente. Prometeu? Cumpra. Seja flexível, pense que assim como você está
passando por um momento difícil, ele pode também estar precisando encontrar
possibilidades.
Seja
extremamente estratégico agora que você conhece seu cliente. Surpreenda-o no
momento certo, apresente um plano de negócios para este momento, sugira um
produto e proponha como você o ajudará a sair dessa situação.
Atitude
O
sentido de humanização está mais vivo do que
nunca. Atenção, cuidado e humanidade não costumam exigir esforço, mas requerem
sensibilidade.
Prepare
todos os que estão tendo contato com o cliente para permanecerem 100% focados e
alinhados ao que sua empresa pretende entregar aos consumidores. Invista em
diálogo e surpreenda sempre.
Como
fazer isso na prática?
1.
Esteja disponível
Mostre
ao cliente que ele vai conseguir te encontrar. Invista em canais de atendimento
que permitam as respostas ideais no
tempo correto.
Treine
toda a equipe que terá contato com o consumidor e mostre como responder e
interagir por ferramentas como email, WhatsApp e chatbot. E lembre-se
sempre da humanização e da personalização.
2.
Crie canais para a resolução de problemas
Tudo
que a pessoa ou a empresa quer agora é conseguir ter respostas e resolver os
problemas. Estão todos se adaptando ao momento, trabalhar remoto exige mais
confiança e estamos com menos controle sobre tudo.
Por
isso, ajude seus clientes a entenderem como estão as coisas e que você está
pronto para ajudar. Se uma demanda anteriormente demorava muito tempo para ser
atendida, repense seus processos e foque nessa resolução ágil de problemas.
3.
Crie opções, entenda o momento e viabilize
É
desconto? Negociação de prazo de pagamento? Agilidade na entrega? Opção de
delivery? Entenda o que ajuda o seu cliente e faça.
O
importante é ele sentir que você está oferecendo o que ele precisa.
4.
Mude a forma de vender
Apesar
do cuidado necessário, não tem problema falar sobre seu produto ou serviço —
ainda mais de ele pode ser de alguma utilidade neste momento. Informação agora é vital, porque aproxima e ajuda
na divulgação.
Aproveite
as redes sociais para divulgar seus produtos; faça vídeos, tutoriais e
consultorias. Esteja presente onde seu cliente está: na tela do computador, no
celular e no tablet.
5.
Faça a diferença
Diversificação de conteúdo
e de redes sociais é uma boa aposta. Recorra a lives e webinars. Invista na
interatividade, lembrando que do outro lado há uma pessoa precisando ser
impactada por algo valioso e que as ofertas podem ser muitas. Por isso, você precisa se diferenciar e chamar
atenção.
6.
Eduque
Este
é um bom momento para educar o mercado. Pode ser que agora não seja a hora de
fechar muitos negócios, mas construção
de marca nunca é demais. Por isso, aposte em todas as formas de
chegar à casa do cliente, pois é onde a maioria das pessoas estão agora.
Pense
em soluções criativas. E lembre-se sempre de que em momentos como este você pode escolher um dos dois lados: crise ou
crie. É apenas uma questão de perspectiva. Portanto, vamos em
busca dos nossos melhores resultados e de parcerias mais duradouras com nossos
clientes.
Trecho
de artigo da Juliana Cestaro em https://rockcontent.com/blog/

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