Atitude, Alinhamento e Atendimento - eles fazem toda a diferença!



A experiência que o cliente tem com sua marca e o quanto você o ajuda a ter sucesso estão diretamente relacionados com o quanto ele está disposto a fazer ou manter os negócios com você.
Ações simples podem impactar tanto positivamente como negativamente a forma como os clientes enxergam você.
Basta abrir o LinkedIn por um momento e ver muitos casos de empresas que durante a crise estão sendo amadas e defendidas, e muitas que estão sendo criticadas. Por isso, sugiro que você foque três fatores, que aqui eu me refiro como os 3 As:


Atendimento

Para se destacar neste momento, sua empresa precisa ter o melhor atendimento e torná-lo um diferencial competitivo. Você precisa oferecer uma experiência única.
Proporcione um atendimento com foco no cliente, pensado para ele, customizado para ele, capaz de ajudá-lo a resolver sua maior dor no momento, que seja vender mais, quer seja matar a fome.

Alinhamento

Garanta a entrega das melhores soluções dentro das necessidades e do tempo esperado pelo cliente. Prometeu? Cumpra. Seja flexível, pense que assim como você está passando por um momento difícil, ele pode também estar precisando encontrar possibilidades.
Seja extremamente estratégico agora que você conhece seu cliente. Surpreenda-o no momento certo, apresente um plano de negócios para este momento, sugira um produto e proponha como você o ajudará a sair dessa situação.

Atitude

O sentido de humanização está mais vivo do que nunca. Atenção, cuidado e humanidade não costumam exigir esforço, mas requerem sensibilidade.
Prepare todos os que estão tendo contato com o cliente para permanecerem 100% focados e alinhados ao que sua empresa pretende entregar aos consumidores. Invista em diálogo e surpreenda sempre.


Como fazer isso na prática? 


1. Esteja disponível

Mostre ao cliente que ele vai conseguir te encontrar. Invista em canais de atendimento que permitam as respostas ideais no tempo correto.
Treine toda a equipe que terá contato com o consumidor e mostre como responder e interagir por ferramentas como email, WhatsApp e chatbot. E lembre-se sempre da humanização e da personalização.


2. Crie canais para a resolução de problemas

Tudo que a pessoa ou a empresa quer agora é conseguir ter respostas e resolver os problemas. Estão todos se adaptando ao momento, trabalhar remoto exige mais confiança e estamos com menos controle sobre tudo.
Por isso, ajude seus clientes a entenderem como estão as coisas e que você está pronto para ajudar. Se uma demanda anteriormente demorava muito tempo para ser atendida, repense seus processos e foque nessa resolução ágil de problemas.


3. Crie opções, entenda o momento e viabilize

É desconto? Negociação de prazo de pagamento? Agilidade na entrega? Opção de delivery? Entenda o que ajuda o seu cliente e faça.
O importante é ele sentir que você está oferecendo o que ele precisa.


4. Mude a forma de vender

Apesar do cuidado necessário, não tem problema falar sobre seu produto ou serviço — ainda mais de ele pode ser de alguma utilidade neste momento. Informação agora é vital, porque aproxima e ajuda na divulgação.
Aproveite as redes sociais para divulgar seus produtos; faça vídeos, tutoriais e consultorias. Esteja presente onde seu cliente está: na tela do computador, no celular e no tablet.


5. Faça a diferença

Diversificação de conteúdo e de redes sociais é uma boa aposta. Recorra a lives e webinars. Invista na interatividade, lembrando que do outro lado há uma pessoa precisando ser impactada por algo valioso e que as ofertas podem ser muitas. Por isso, você precisa se diferenciar e chamar atenção.


6. Eduque

Este é um bom momento para educar o mercado. Pode ser que agora não seja a hora de fechar muitos negócios, mas construção de marca nunca é demais. Por isso, aposte em todas as formas de chegar à casa do cliente, pois é onde a maioria das pessoas estão agora.
Pense em soluções criativas. E lembre-se sempre de que em momentos como este você pode escolher um dos dois lados: crise ou crie. É apenas uma questão de perspectiva. Portanto, vamos em busca dos nossos melhores resultados e de parcerias mais duradouras com nossos clientes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ILUSÃO DO SUCESSO ORGÂNICO NAS REDES SOCIAIS: Um Dilema de Tostines na Era Digital

CUIDADO AO CRIAR SEU LOGOTIPO EM IA

Anúncios Pagos no Instagram e Orçamento Limitado: O Que Funciona para Pequenos Negócios?