CORONAVÍRUS: como ficam Marketing e Publicidade em meio à crise
Alguém já disse que toda crise revela uma oportunidade...
A pandemia do COVID-19 reduziu as taxas de publicidade em
mídias sociais em todo o mundo e também levou a um declínio no envolvimento
com as campanhas, de acordo com uma pesquisa recente da Social Bakers.
O relatório foi baseado em dados de publicidade em mídias
sociais de 18 indústrias e cinco regiões do mundo, com as informações mais
recentes obtidas em 15 de março de 2020. Os pesquisadores analisaram as
tendências de custo por clique (CPC), gastos com anúncios, taxa de cliques
(CTR) e outras métricas importantes (veja a metodologia e a análise completas aqui).
A pandemia levou muitas marcas a reduzir seus orçamentos de
marketing, resultando em menos concorrência em mídias sociais e custos por
clique mais baixos, descobriram os pesquisadores.
Para as marcas dos 18 setores examinados, o CPM médio global
(custo por mil/mil) em meados de março foi de US$0,81, queda de mais da metade
em comparação à sua alta no final de novembro de 2019 (US$1,88).
Em se tratando de marketing, obviamente ninguém jamais
previu algo desse tipo e não há receitas prontas para enfrentar tal situação.
Mas podemos arriscar algumas coisas...
As pessoas estão em suas casas e têm tempo de sobra para
consumir conteúdo; vemos inclusive que estão consumindo conteúdo digital (artigos,
vídeos...) durante o dia, em qualquer horário.
Pode não ser o momento ideal para iniciar uma campanha paga,
afinal as pessoas estão consumindo apenas “o básico” (produtos e serviços) e sua
atenção está voltada a outros assuntos, mas pode sim ser uma ótima hora para
fincar sua bandeira nas redes sociais, oferecer conteúdo de valor –
dicas, informações, orientações e até mesmo, por que não, um pouco de distração
de qualidade!
É a hora de estar muito presente, para quando as coisas
voltarem ao normal você ser o primeiro a ser lembrado:
- esteja presente nos canais onde
os clientes estão. Se seus clientes não estão no Facebook, por exemplo, nem
perca tempo com isso;
- verifique se é possível ter uma
entrega ou experiência alternativa dentro do seu business;
- demonstre cuidado e empatia (é
preciso avaliar a forma como se comunicar para não parecer oportunista com essa
situação);
- entenda quem são os seus
consumidores e perceber o que eles vão querer ouvir de você.
Principais publicações no Facebook e Instagram
As marcas que estão sendo proativas e contribuindo para
suas comunidades e funcionários tiveram o maior envolvimento no Facebook e
no Instagram.
Observando as publicações relacionadas ao coronavírus no
último mês e meio, a publicação que obteve mais interações nas duas
plataformas veio da cervejaria brasileira Ambev, que anunciou que usaria
suas linhas de produção para fabricar 500.000 garrafas de desinfetante para
mãos em hospitais locais e as cidades mais atingidas pelo COVID-19.
As outras postagens principais no Instagram vieram de duas
montadoras italianas. A Ferrari prometeu 10 milhões de euros em apoio à crise,
enquanto Bugatti expressou sua simpatia pelo povo da Itália, um dos países mais
afetados pela pandemia.
Sim, você não é a Ambev nem a Ferrari, mas dentro de seu
orçamento é possível desenvolver uma estratégia de presença nas redes – Facebook,
Instagram, LinkedIn e outras – de modo a trabalhar seu “branding”.
Protejam-se, cuidem-se, fiquem em casa se puderem. Não
sabemos quanto tempo essa crise irá durar. O que sabemos é que vai passar e,
quando passar, as coisas irão entrar nos eixos, haverá necessidades urgentes,
consumo explosivo em alguns setores.
Plante agora para colher em breve.
Obs.: perdi o link do original, não consigo encontrar e onde tirei partes desse post...
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