Pós-carnaval: como aproveitar o Dia do Consumidor para estimular vendas

Cada vez mais o Carnaval tem sido usado como estratégia por varejistas que querem aumentar as vendas e fidelizar mais clientes durante o período. Por isso, com a festividade, muitos acabam concentrando seus esforços em vender antes e durante a folia, mas acabam se esquecendo de um detalhe muito importante: como lidar com o pós-carnaval para que os resultados das vendas não sejam prejudicados?

A resposta para essa questão pode ser mais simples do que se imagina. Assim como o Carnaval, existem outras datas comemorativas reconhecidamente famosas e com inúmeras possibilidades a serem exploradas. Uma dessas datas tem, inclusive, chamado a atenção das pessoas ano após ano. Mais especificamente, desde 2014, ano em que a Buscapé Company trouxe novamente à tona sua história ao criar uma campanha intitulada “Dia do Consumidor Brasil”.

O Dia do Consumidor passou a existir desde 1983, graças a um famoso discurso realizado em 1962 por John Kennedy, na época presidente dos Estados Unidos. Em seu pronunciamento, ele alegou que todo consumidor tem direito à escolha, à informação, à segurança e ao direito de ser ouvido.

A data ganhou fama e notoriedade em nosso país. O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, já é considerado como a “Black Friday do primeiro semestre”. O termo é reforçado devido aos números significativos que o dia tem conquistado.

Como exemplo, podemos citar o que foi apontado pela análise realizada pelo Google. As buscas pelo Dia do Consumidor em 2018 apresentaram um 
crescimento acumulado de 92% quando comparado ao mesmo período de 2017. Indo um pouco mais a fundo, ainda foi mencionado que as categorias que obtiveram os maiores registros de busca foram:
  • smartphones;
  • roupas e calçados;
  • televisões;
  • notebooks;
  • videogames;
  • perfumes;
  • eletrodomésticos;
  • eletroportáteis.
Segundo o que foi apontado pela Ebit, esses resultados tão positivos já vêm ocorrendo não é de hoje, pois em 2017 foi registrado um faturamento de R$ 265 milhões, em 2016 de R$ 224 milhões, em 2015 de R$ 200 milhões e em 2014 de R$ 174 milhões, o que tem feito com que o Dia do Consumidor seja considerado como um gatilho para aumentar as vendas em um período que geralmente tem resultados mais baixos.

Então, uma coisa é certa: o Dia do Consumidor é uma ótima oportunidade para desenvolver estratégias de venda que atraiam os olhares do consumidor para seus produtos ou serviços! Basta selecionar quais ações são adequadas para o seu modelo de negócio para conseguir colher os resultados.





por Natália Maguini Augusto

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