INSIGHTS DO GOOGLE PARA 2020
Chegou aquela época do ano de refletir e renovar as ideias. Como editora global do Think with Google, tive o privilégio de trabalhar com colaboradores de 21 mercados diferentes neste ano. Embora cada Think with Google reflita uma realidade com informações locais, alguns insights são universais e merecem ser divididos.
Abaixo estão algumas das pérolas de sabedoria do marketing mais valiosas que escutamos de diferentes parceiros do Google ao redor do mundo em 2019. Seja para repensar uma abordagem antiga, seja para lançar uma campanha nova ou incentivar você e sua equipe a assumir novos riscos, esperamos que elas tragam novas inspirações para os seus futuros trabalhos.
NAVEGAÇÃO PELO CELULAR
"Quando usam sites mobile, as pessoas têm duas demandas: elas querem simplicidade e esperam navegar de maneira mais intuitiva do que fariam no computador (...). As páginas web não podem – nem devem – ser recriadas e adaptadas para smartphones. Seja com formulários, questionários, número de campos e botões, a área de trabalho [de um computador] funciona de uma maneira muito diferente".
– Julius Schröder, Mobile Specialist, Google Europa Central
Aparentemente, isso faz cair por terra o tão propagandeado "site responsivo", ou seja, um único site para a tela do computador e celular, ou mesmo a teoria do "mobile first", em que se constrói um site pensando prioritariamente no celular. Voltaremos então à etapa anterior, em que construíamos um site para cada tela?...
De qualquer modo, o importante é saber que a navegação pelo celular já ultrapassa a feita pelo computador. Se seu site não oferece uma boa experiência em celular, melhor nem ter um.
CUIDADO COM ESTEREÓTIPOS ANTIGOS
"Usar dados é uma maneira de quebrar estereótipos. Quais são os assuntos mais buscados pelas mulheres no YouTube? Engana-se quem pensa em clichês como maquiagem, dicas de decoração ou culinária. Igualdade de gênero, direitos da mulher e atividades saudáveis surgem com força, assim como privacidade na Internet, religião, novos formatos de família, empreendedorismo e economia criativa"
– Marcella Campos para o Think with Google Brasil
Sabe aquilo que você acha que sabe? Então, não vale mais nada. Pesquisas, coleta de informações e antena ligada, conectada no mundo atual é o que fará sua campanha atingir o público certo do jeito certo - e, de quebra, evitar desperdício de dinheiro.
NÃO VENHA ME EMPURRAR SEU PRODUTO
"Mesmo sabendo mais sobre os consumidores do que nunca, os anúncios ainda podem parecer uma interrupção. É absolutamente importante que isso seja reconhecido e revisto o quanto antes. Portanto, seja cuidadoso ao criar, lembre-se de quem está assistindo e tenha sempre em mente a importância do contexto e da relevância para garantir que as campanhas não pareçam um aborrecimento"
– Tracey Cooke, VP of Marketing and Communication da Nestlé
Essa afirmação se torna ainda mais relevante em relação às campanhas em redes sociais. Não custa lembrar: não tente apenas vender (empurrar) seu produto, entupir o anúncio com dados técnicos ou ficar dizendo o que sua empresa faz melhor que todo mundo. O público anda refratário a esse tipo de abordagem.
Sua campanha ou anúncio será muito mais relevante se for devidamente inserido num contexto, oferecer soluções, dar dicas valiosas, contar uma estória.
trecho de artigo original de Brianne Janacek Reeber, Think whit Google




Comentários
Postar um comentário