Qual o melhor tipo de LOGOTIPO? Harvard responde...
QUAL O MELHOR TIPO DE LOGOTIPO?
HARVARD RESPONDE!
Estudo de marcas de Harvard revela tipo de logo mais eficiente
Você sabia que todos os logos do mundo são divididos em duas categorias e uma delas SEMPRE se destaca nos estudos sobre marcas?Tudo se deve a um processo cognitivo chamado processing fluency (fluência de processamento), que poderíamos resumir como a facilidade com a qual você consegue ligar informações distintas num só fato.
Se não ficou claro, vamos a um exercício: eu quero abrir uma hamburgueria e preciso de um logo. Qual desses seria mais adequado para o meu negócio?
Todos os estudos de marketing ao longo de décadas comprovam que o melhor logo seria o da direita pois tanto a criação do naming quanto o desenho refletem claramente o meu negócio — ou seja, vender hambúrgueres.
É claro que esse nosso exercício desconsiderou branding, et cetera, mas
isso é porque estamos partindo de um ponto de vista científico e isso exige
isolar variáveis para descobrir o impacto de cada unidade.
Variável essa que um novo estudo de logotipos de Harvard com 597 exemplares
constatou mais uma vez que os chamados Logos
Descritivos são naturalmente superiores aos Logos Abstratos em
QUASE* todos os casos!O PODER DOS LOGOS DESCRITIVOS
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- Quando o serviço
prestado remete a algo ruim;
- Quando você quer blindar o logo de ataques visuais.
No primeiro caso, você não quer ver o desenho de
um caixão num logo porque isso te lembra da morte, assim como um logo
descritivo de uma mineradora poderia te lembrar do desmatamento e genocídio de
povos indígenas.
Você até pode forçar um logo descritivo nesses casos, mas só quando você força algum lado positivo do negócio, como quando as funerárias usam pombas e árvores florescendo, por exemplo.
Você até pode forçar um logo descritivo nesses casos, mas só quando você força algum lado positivo do negócio, como quando as funerárias usam pombas e árvores florescendo, por exemplo.
Outro bom motivo para optar por uma marca bastante abstrata,
como na tendência de logotipos ultra minimalistas, é para garantir que o seu logo não será zoado como na imagem acima.
Aliás, note que o logo
do McDonald’s é classificado como abstrato e ainda assim deram um jeito de
zoar com ele. Todo cuidado é pouco em alguns casos!
A dica dos cientistas
é tentar evitar as marcas descritivas em negócios “mais sérios” (como
advocacia, contabilidade e consultoria) pois a natureza complicada desses
negócios os deixam propensos a enormes desentendimentos — os quais poderiam ser
facilmente adaptados a uma degradação do logo com potencial de viralizar, por
exemplo.
Resumo
Os logos descritivos —
que contém um desenho fácil de identificar — têm maior potencial de venda do
que os abstratos, que são aqueles com figuras indecifráveis ou mesmo uma boa tipografia.
Os efeitos são
ampliados quando há fluência de processamento (ou seja, facilidade de ligar)
nome ao business e ao logo, principalmente quando essa marca é natural em vez
de cultural, ou seja: desenho de algo da natureza em vez de criações humanas.
Porém é melhor partir
para os logos abstratos quando o business traz coisas negativas, como a
morte, ou quando você quer garantir que ninguém irá tirar sarro da sua
criação e viralizar na web.
De Romário Eichlig
Em
https://temporalcerebral.com.br/estudo-de-logos-de-harvard/
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