O MARKETING DA HARLEY DAVIDSON
Eles não são apenas
clientes que compram uma moto. São verdadeiros fãs leais à marca. E, digo mais,
são capazes de tatuar a marca no corpo.
Olha aqui uma prova
disso…
Como isso foi possível?
Como a Harley-Davidson conseguiu criar uma legião de clientes apaixonados, que
defendem a marca com unhas e dentes?
Anota aí...
Estratégia 1: Vender
Mais do Que Produtos ou Serviços
Um dos maiores erros que vemos é quando empresários pensam que
somente vendem um produto ou um serviço.
As maiores marcas do planeta sabem que não vendem um produto.
Vendem uma experiência, uma vantagem, um sentimento.
Mas, então, o que é que a Harley-Davidson vende?
Rich Teerlink, o ex-CEO da empresa, explica:
“O que vendemos é a capacidade de um contador de 43 anos vestir
roupas de couro e rodar por cidadezinhas e as pessoas terem medo dele.”
Graças a esta visão, a empresa Harley-Davidson cresceu de US$
1,5 bilhão, em 1996, para US$ 4,6 bilhões, em 2003. Em 2010, esse patamar
chegou a US$ 10 bilhões.
Simplesmente, porque reconhecem o fato que vendem mais do que
uma motocicleta. Eles sabem que vendem o sentimento de pertencimento a uma
“família”.
O que VOCÊ vende além de seu produto ou serviço?
Estratégia 2:
Verificar Que Sua Marca Tem “Alma”
Sua marca tem alma? Seja uma padaria, uma consultoria ou
clínica, seu negócio precisa de alma.
Como saber?
Há um teste simples para descobrir se a resposta é positiva.
Seus clientes conseguem “descrever" o tipo de pessoa que compraria da sua
empresa?
Por exemplo, conseguiriam explicar que são pessoas rebeldes,
exploradoras, inocentes ou criadores que compram de você? Ou, a resposta é:
parece que qualquer pessoa com qualquer personalidade iria comprar de você?
Rebeldes, exploradores, inocentes e criadores são 4 dos 12 tipos de arquétipos mais
comuns. Os arquétipos designam as ideias que servem de modelo para tudo o que
nos cerca.
Mas o que você precisa saber mesmo é quais arquétipos
representam as várias personalidades dos personagens que encontramos em cada
história.
Os outros arquétipos mais comuns são: O herói, o órfão, o
cuidador, o amante, o tolo, o sábio, o mago e o governante. Nós também
encontramos estas mesmas personalidades no dia a dia.
O que isso tem a ver com sua marca?
Marcas que têm alma podem facilmente ser associadas com um ou
dois dos 12 arquétipos. Exemplo: O arquétipo mais comum da Harley Davidson? O
Rebelde. O arquétipo mais comum da Disney? O inocente. Da Red Bull? O
explorador. Da Apple? O criador. Da Nike? O herói.
Sua marca facilmente se identifica com um ou dois dos 12
arquétipos? Se não, é um sinal que você está sendo muito mais genérico do que
deveria.
Estratégia 3: Criar
Uma Tribo
Quando pessoas compram uma Harley-Davidson, recebem mais do que
uma motocicleta. São aceitos também como parte de uma nova tribo.
Uma coisa que a Harley-Davidson fez para facilitar a formação de
sua tribo foi criar a associação HOG (Harley-Davidson Owners Group), em 1983.
Cada concessionária da Harley-Davidson tem a oportunidade de patrocinar um
destes grupos. É, basicamente, um clube privado para donos das motocicletas em
cada região.
E olha que legal… Quem é membro gasta 30% mais, em média, com a
Harley-Davidson do que os clientes comuns. Cada grupo participa de vários
eventos por ano e os membros se sentem parte de uma tribo real. Nos grupos,
eles encontram amigos para a vida e cada membro vive o estilo de vida
Harley-Davidson.
Quando um cliente compra de você, ele também se sente parte de
uma “tribo”? Como você poderia oferecer o mesmo sentimento de
"pertencimento de tribo" para fãs de sua marca?
Vender mais do que produtos ou serviços, verificar que sua marca
tem alma, e criar uma tribo. Estas são 3 das estratégias que a Harley-Davidson
utiliza para agregar mais valor ao cliente, fazer crescer a marca e para se
diferenciar muito dos seus concorrentes.
Há muito tempo, a Harley-Davidson entendeu que, mais do que
produtos ou serviços, ela vende experiências. Ela não vende motos, vende um estilo de vida, a inclusão em um
grupo privado. Ela vende uma experiência que nenhuma outra marca vende. Por
isso, seus clientes são tão apaixonados e leais à marca.
E você? O que você pode fazer para criar estratégias que
coloquem você na Era da
Experiência?
Artigo
de Pedro Superti: Fundador do movimento de marketing de
diferenciação.


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