Os 7 ingredientes que todos os artigos on-line de sucesso têm em comum
Há um grande problema que o mundo do Marketing de Conteúdo enfrenta hoje: supersaturação.
Quando feito corretamente, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing altamente eficaz, de baixo custo e rentável. Mas é fácil ficar para trás quando há tantos concorrentes batalhando para obter mais visibilidade em feeds de notícias e resultados de pesquisa orgânica.
Segundo alguns relatórios, apenas um quarto de todo o conteúdo produzido atrai quaisquer links ou compartilhamentos, o que significa que três quartos de todo o conteúdo é essencialmente inútil (ou quase) para as marcas que os produzem. À medida que a concorrência se torna ainda mais acirrada e os gostos dos consumidores se tornam cada vez mais refinados, essa “lacuna de qualidade” na esfera do conteúdo só vai crescer de forma mais agressiva.
Então, o que distingue os artigos de sucesso daqueles que não são? Em última análise, resume-se a estes sete ingredientes principais:
1. Um tópico exclusivo
Este é básico, e provavelmente o mais essencial de qualquer um dos ingredientes listados. Se você escrever sobre um tópico que já foi escrito e publicado várias vezes, sem ter nada de novo ou interessante para dizer sobre isso, ninguém vai lê-lo.
Se você quiser se destacar, precisa dizer algo que ninguém nunca disse antes. Se você se sentir constrangido ou se sua indústria não estiver sujeita a muitos novos desenvolvimentos, você poderá compensar isso dando um giro exclusivo em um tópico que já foi abordado extensivamente. Por exemplo, você poderia oferecer novos insights sobre um processo antigo ou oferecer um ponto de vista divergente sobre um tópico popular.
2. Uma premissa útil
Escolher um tópico exclusivo é um bom começo, mas o assunto é importante para as pessoas? É útil? É prático? É valioso?
Se não for, não será lido, compartilhado ou vinculado. Os tipos de conteúdo de maior sucesso são aqueles que realmente ajudam as pessoas; eles fornecem valor. As escolhas óbvias são postagens de como fazer e tutorial, mas não se sinta limitado por essas categorias.
Mesmo postagens de opinião, postagens de visão geral e postagens de perguntas frequentes podem ser úteis - afinal, quantas vezes você procurou por esses tipos de artigos para complementar as informações que você já tinha?
3. Pesquisa sólida
Falando de pesquisa, você precisa incluir algumas em seu artigo. As pessoas confiam muito mais em conteúdo bem pesquisado do que em algo não suportado por evidência objetiva. O melhor curso de ação é produzir sua própria pesquisa, realizando um estudo. Isso dará ao seu artigo um impulso extra de originalidade e poderá aumentar seu valor para as pessoas, uma vez que ninguém ofereceu essas informações antes.
Mas, como isso nem sempre é possível (ou economicamente viável), uma alternativa adequada é a pesquisa secundária - encontrar e citar o que outras pessoas historicamente disseram sobre o assunto. Cite fontes com autoridade no assunto e use informações externas para fazer dar suporte às suas afirmações.
4. Detalhes concisos
Observe que eu não mencionei nada sobre o texto ser longo aqui. A contagem de palavras do seu artigo não importa tanto quanto a quantidade de detalhes que você inclui nele e a proporção entre o conteúdo útil e o conteúdo de “encher linguiça”.
O primeiro é uma medida de detalhe bruto e o segundo é uma medida de concisão. Quanto mais detalhes você incluir em sua postagem, mais valiosa ela será. E quanto mais conciso você é, mais valor por palavra você vai dar aos seus leitores. Você precisará dos dois se quiser que seu conteúdo seja bem-sucedido.
5. Um tom memorável
Não basta escrever conteúdo para colocar palavras em uma página. Injete um tom memorável em seu conteúdo, seja sua própria personalidade se infiltrando ou uma personalidade exclusiva para sua marca.
Se você ainda não tem uma marca estabelecida, crie uma unindo todas as características exibidas pela sua marca para dar a seus leitores tudo o que eles gostariam de uma pessoa. Considere seu público-alvo aqui: por exemplo, um adolescente não quer as mesmas coisas que uma mulher em final de universidade ou um profissional de anos de mercado.
6. Formatação adequada
A formatação pode parecer uma qualidade superficial de sua peça, mas na verdade é mais importante do que você imagina. Muitos leitores on-line analisam uma postagem sem ler uma única palavra e formam instantaneamente uma impressão do valor desse conteúdo.
Se o seu conteúdo for puramente texto, agrupado em um grande mural de texto, eles irão embora. São raros os que apreciam “textão”. Se seu artigo estiver dividido em subseções com listas numeradas, títulos, imagens e vídeos incorporados, é muito mais provável que eles fiquem por perto. Faça o seu artigo esteticamente agradável.
7. Uma peculiaridade compartilhável
A melhor maneira de medir se o conteúdo foi bem-sucedido é a quantidade de compratilhamentos, e a única maneira de conseguir um bom número disso é oferecer uma peculiaridade emocional que inspire as pessoas a compartilhá-lo com seus amigos ou familiares. Essa centelha emocional pode estar na forma de humor, ou surpresa, ou tristeza, ou excitação, ou mesmo medo.
Quanto mais forte a emoção, maior a probabilidade de você inspirar um compartilhamento (desde que todas as outras verificações de conteúdo estejam em vigor).
Se você puder produzir material consistentemente com todos esses sete ingredientes cruciais, não deverá ter problemas para superar a lacuna de qualidade de conteúdo e suplantar a concorrência. Mais peças de conteúdo podem garantir mais espaço na Web, mais tráfego e mais visibilidade em potencial, mas lembre-se de que a qualidade sempre deve vir em primeiro lugar.
Os dias de conteúdo de encher linguiça acabaram - você precisa se comprometer seriamente com a criação de material de qualidade se quiser ter sucesso com o marketing de conteúdo.
Não basta escrever conteúdo para colocar palavras em uma página. Injete um tom memorável em seu conteúdo, seja sua própria personalidade se infiltrando ou uma personalidade exclusiva para sua marca.
Se você ainda não tem uma marca estabelecida, crie uma unindo todas as características exibidas pela sua marca para dar a seus leitores tudo o que eles gostariam de uma pessoa. Considere seu público-alvo aqui: por exemplo, um adolescente não quer as mesmas coisas que uma mulher em final de universidade ou um profissional de anos de mercado.
6. Formatação adequada
A formatação pode parecer uma qualidade superficial de sua peça, mas na verdade é mais importante do que você imagina. Muitos leitores on-line analisam uma postagem sem ler uma única palavra e formam instantaneamente uma impressão do valor desse conteúdo.
Se o seu conteúdo for puramente texto, agrupado em um grande mural de texto, eles irão embora. São raros os que apreciam “textão”. Se seu artigo estiver dividido em subseções com listas numeradas, títulos, imagens e vídeos incorporados, é muito mais provável que eles fiquem por perto. Faça o seu artigo esteticamente agradável.
7. Uma peculiaridade compartilhável
A melhor maneira de medir se o conteúdo foi bem-sucedido é a quantidade de compratilhamentos, e a única maneira de conseguir um bom número disso é oferecer uma peculiaridade emocional que inspire as pessoas a compartilhá-lo com seus amigos ou familiares. Essa centelha emocional pode estar na forma de humor, ou surpresa, ou tristeza, ou excitação, ou mesmo medo.
Quanto mais forte a emoção, maior a probabilidade de você inspirar um compartilhamento (desde que todas as outras verificações de conteúdo estejam em vigor).
Se você puder produzir material consistentemente com todos esses sete ingredientes cruciais, não deverá ter problemas para superar a lacuna de qualidade de conteúdo e suplantar a concorrência. Mais peças de conteúdo podem garantir mais espaço na Web, mais tráfego e mais visibilidade em potencial, mas lembre-se de que a qualidade sempre deve vir em primeiro lugar.
Os dias de conteúdo de encher linguiça acabaram - você precisa se comprometer seriamente com a criação de material de qualidade se quiser ter sucesso com o marketing de conteúdo.
Levemente adaptado e mal traduzido do original de
Jayson DeMers em www.allbusiness.com
Jayson DeMers em www.allbusiness.com



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