USE O WHATSAPP BUSINESS no relacionamento com seus Clientes
USE O WHATSAPP BUSINESS
no relacionamento com seus Clientes
no relacionamento com seus Clientes
O WhatsApp, além de ser a rede social mais usada no Brasil, é um
dos principais canais utilizados pelas pequenas e médias empresas para o
atendimento e relacionamento com o consumidor. Para melhorar a experiência de
uso comercial, acaba de ser lançado no Brasil o WhatsApp Business, disponível
para download em dispositivos Android. A Octadesk, startup especializada em desenvolver soluções de
gestão de relacionamento com os clientes, reuniu algumas dicas de uso do
WhatsApp Business. Confira:
1. Requisitos
Os requisitos para ter uma conta
empresarial verificada são: ser uma PME e fornecer um número, fixo ou móvel,
não vinculado a outra conta. Para estabelecer um contato, é necessário que o
cliente acione a empresa ou forneça seu número de celular para que ela entre em
contato.
2. Vantagens
As vantagens de utilizar a versão
empresarial em relação à original são muitas: conta da empresa verificada e
sinalizada como comercial, ferramentas para automatizar e classificar as
mensagens, possibilidade de agendar mensagens, criar respostas automáticas,
métricas de mensagem – o usuário consegue acompanhar as estatísticas sobre as
mensagens e possibilidade de integração com chatbot.
3. Finalidades
Idealmente, as empresas devem
usar o WhatsApp para se comunicarem com seus atuais clientes, mais do que
tentar atrair novos pelo aplicativo, afinal, ninguém gosta de receber mensagens
de números desconhecidos. Apesar disso, a responsividade tende a ser maior
quando se usa o WhatsApp ao invés da ligação telefônica: os clientes rejeitam
mais ligações vindas de números não encontrados do que mensagens personalizadas
de texto.
Esse canal pode ser usado para
marketing (mensagens personalizadas, aviso de promoções e novidades, etc.),
customer support (responder dúvidas dos clientes) e comunicação interna (tratar
de questões rápidas e objetivas com os colaboradores, evitando ruídos na
comunicação). Além disso, o aplicativo empresarial é uma excelente plataforma
one-to-one para comunicação direta com os clientes.
Ao mesmo tempo, para dar conta do
volume de mensagens dos clientes, é melhor só escolher o WhatsApp como ponto de
contato para atendimento, caso esse volume não seja tão elevado, já que você
corre o risco de se desorganizar e deixar o cliente sem respostas.
Outras formas (mais específicas)
de usar o WhatsApp para negócios:
– Delivery de comida
– Concierge service
– Plataforma de booking
– Consultas médicas
– Serviços governamentais
CURIOSIDADES
Em apenas 24 horas após a
abertura da conta oficial no WhatsApp, a companhia aérea KLM, que usou o
serviço na fase de testes, recebeu 1 mil mensagens de clientes pelo aplicativo,
sendo 10% em português.
O CXTrends, estudo realizado pela Octadesk com 350 empresas e
500 clientes, em parceria com a MindMiners, levantou alguns dados interessantes
sobre o uso de diferentes pontos de contato, incluindo o WhatsApp, como
ferramentas de atendimento e relacionamento com o cliente:
- De acordo com as empresas, os canais mais utilizados para
atender os clientes são: telefone (88%), e-mail (86%), WhatsApp (57%),
Facebook (52%)
- No cenário internacional, as perspectivas não são tão
diferentes. Segundo o estudo State of Customer Experience 2017, com mais
de 200 respondentes, 49% das empresas afirmam utilizar o e-mail para se
comunicarem com os clientes, 39% utilizam webchat e 21% oferecem
autoatendimento.
- A pesquisa da Octadesk com os clientes confirma os dados
anteriores sobre telefone e e-mail, mas não sobre WhatsApp e Facebook. Na
visão do consumidor, os canais mais utilizados pelas empresas para
estabelecer algum tipo de comunicação são: telefone (66%), e-mail (56%),
chat no site (38%), autoatendimento (36%), reclame aqui (34%). Aqui,
contrariando o que afirmam as empresas, o WhatsApp aparece apenas em
oitavo lugar, com 27%.
- Já os canais de preferência dos clientes são: telefone (53%),
e-mail (49%), WhatsApp (41%) chat no site (31%), autoatendimento (26%)

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