DEZ ERROS CRASSOS QUE PEQUENAS EMPRESAS COMETEM NAS REDES SOCIAIS
É difícil encontrar atualmente uma pessoa ou empresa que não tenha uma conta no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram... Mas as pequenas empresas devem ter cuidado!!
Não é porque todo mundo usa redes sociais que elas se tornam boas ferramentas de marketing.
De fato, sem uma estratégia, comprometimento de pessoas e recursos financeiros as redes sociais vão lhe custar muito dinheiro e tempo, irão drenar seus recursos e não gerarão o resultado esperado.
Os dez principais erros são:
1-COMPROMETER-SE POUCO
Construir uma presença nas redes sociais demanda muito esforço e tempo. Você terá de interagir com as pessoas continuamente e publicar informações valiosas ou provocativas para se sobressair na multidão. Já é difícil o suficiente fazer isso numa rede social, que dirá em duas, três ou quatro... Sabendo que seus recursos (de tempo, dinheiro e pessoal) são escassos, investir em uma única plataforma de cada vez e pra valer é melhor negócio que estar em todas ao mesmo tempo superficial e relaxadamente.
2-NÃO TER UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA
Após cometer o Erro 1 acima, normalmente começa-se a “tomar atalhos”: ao invés de produzir conteúdo interessante e diferenciado para cada meio, passam a mecanicamente compartilhar o mesmo conteúdo em todas as plataformas. Grande erro...
Os usuários utilizam as diversas redes sociais e se encontrarem o mesmo conteúdo em todas elas, perdem o interesse!
Por exemplo, use o Twitter para anunciar alguma promoção e o Facebook para publicar vídeos de seus produtos ou serviços.
3-NÃO RESPONDER AOS COMENTÁRIOS
É incrível a quantidade de empresas que esquecem que as redes sociais são... SOCIAIS!
Quando alguém chega a uma de suas páginas e publica algum comentário você TEM de responder – rápida, pessoal e diferenciadamente, jamais aquela resposta padrão dada aos montes. Se fizer isso, está morto!
Redes sociais não são uma via de mão única.
4-CONTROLAR A MENSAGEM
As empresas erram ao acreditar que redes sociais são plataformas para anúncios polidos e super-pensados. Nas redes sociais autenticidade vale ouro! Admitir um erro, pedir desculpas, solicitar ajuda em algo ou responder calma e francamente a uma crítica fará sua empresa parecer mais “humana”. Ao não agir dessa maneira, melhor procurar outra estratégia de marketing.
5-NÃO PRATICAR O “É DANDO QUE SE RECEBE”
Dar para receber é o caminho do sucesso nas redes sociais. Essa estratégia requer um espírito generoso. Forneça conteúdo realmente útil, divulgue o conteúdo de alguém, entre em conversas para ajudar, dê orientações sobre algo que talvez nem tenha a ver com sua área de atuação. Tudo isso, obviamente, sem esquecer de que "você é uma empresa" - tente com essas ações fazer com que as pessoas com quem interage resolvam conhecer seus produtos e serviços.
6-SER COMERCIAL DEMAIS
Nas redes sociais os usuários não gostam muito de que produtos ou serviços lhes sejam empurrados goela abaixo. São tidos como uma intromissão!
Novamente: redes sociais são “sociais”. A melhor maneira de vender algo ali é construir relacionamentos e introduzir a ideia de “fazer negócios juntos”.
7-NÃO VENDER NADA
O reverso da moeda do item anterior: muitas esquecem que são empresas que comercializam produtos e serviços e publicam apenas frases de efeito, piadinhas inúteis, fotos e vídeos de bichinhos fofos...
Isso NÃO é estratégia de marketing e não faz sua presença ali fazer sentido ou resultar em algo. É apenas perda de tempo e dinheiro, além de sua credibilidade como empresa ou profissional!
8-NÃO UTILIZAR O PRÓPRIO CONHECIMENTO
Pequenas empresas sabem muito sobre seus produtos, serviços, mercados e público-avo. Este conhecimento, quando divulgado na mídia social, atrai o interesse de potenciais clientes. Quando uma pequena empresa delega o gerenciamento de sua persença nas redes sociais aos estagiários ou a terceiros, o risco de não utilizar o potencial de seu conhecimento pode gerar a impressão de que a empresa é inexperiente (ou mesmo incompetente!). Não torne sua maior vantagem em desvantagem.
9-NÃO ESTABELECER METAS
Muitas pequenas empresas que estão nas redes sociais há alguns anos não têm absolutamente nenhuma idéia o quão bem sua campanha está funcionando – ou se não está.
Obviamente, não ter uma maneira de avaliar uma campanha de mídia social leva ao investimento desperdiçado e uma incapacidade de melhorar a eficácia da campanha. Métricas populares e úteis incluem rastreamento de menções à marca, compartilhamento do conteúdo que sua empresa publica; tráfego de referência em sites de mídia social para o site da empresa; e o número de membros da comunidade engajados como medido por comentários e mensagens diretas. Essas métricas não são perfeitas , mas proporcionam uma sensação de confiança de saber se sua campanha está estagnada, se pode melhorar ou piorar.
10-COLOCAR TODOS (OU MUITOS) OVOS NA CESTA DO “SOCIAL”
Media Marketing é realmente tentador para as pequenas empresas, porque as barreiras financeiras à entrada são basicamente zero - se inscrever é gratuito e o investimento principal é o tempo.
No entanto, para a geração de receitas, conhecimento da marca e construção de credibilidade, outras opções de internet marketing podem produzir muito melhores e mais rápidos resultados – como o AdWords e e-mail marketing, para citar dois dos mais óbvios .
As empresas são inteligentes para testar várias opções. A mídia social pode ser o caminho óbvio atualmente, mas você não vai saber a menos que testar alternativas.
Orce em conformidade com seus recursos e prospere!
Originalmente em http://www.allbusiness.com/

Comentários
Postar um comentário