SEU PRODUTO É UMA PIADA!
E a divulgação
de seu produto também! Seus serviços também, e sua marca, e seu logotipo...
Calma, não fique bravo comigo. O título era apenas pra chamar sua atenção (você está aqui lendo, não está?!)
Títulos chamativos são importantíssimos em e-mail marketing e newsletters. Mas não podem ser apelativos demais e você deve tomar cuidado com palavras que já estão na lista negra do e-mail marketing. Mas em outro OphicinaNews a gente fala disso.
O que eu queria mesmo era fazer uma conexão entre as características de seu marketing, da divulgação de seus produtos e serviços com as “stand up comedys”, um gênero de espetáculo de humor executado por apenas um comediante, que se apresenta geralmente em pé (daí o termo ¨stand-up¨), sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral da quarta parede, diferenciando o stand up de um monólogo tradicional.
Vamos lá:
1- Fale de modo que as pessoas entendam - não seja demasiadamente explicativo nem dê muita ênfase a detalhes (ou à parte técnica). No caso da Ophicina, por exemplo: você queria saber como eu poderia resolver seu problema – ter um site, um folder, etc. - e não com que software eu faria os layouts ou com quais técnicas as gráficas iriam imprimir ou que máquinas há no host que hospeda seu site. Detalhes técnicos só interessam para técnicos. Consumidores querem apenas que você resolva o problema deles. Foque nisso!;
2- Atenção ao timing: ter um bom timing é muito importante, porque se você der muito tempo para o cérebro pensar em uma situação, ou piada, o momento engraçado vai passar. Associe sua comunicação a algum evento atual que todos conheçam, pegando carona na divulgação! Pode até ser alguma notícia bombástica dos jornais. Lembre-se sempre dos feriados nacionais ou mesmo de que quase todo dia do ano é “dia de alguma coisa”, oportunidade para alguma ação associativa que pode alavancar sua marca junto ao mercado;
3- O tom dá o tom: alguns artistas de stand up são mais “clássicos”, tem um humor mais fino, cheio de sutilezas e referências. Outros são mais despachados e desbocados. Cada um atrairá um tipo específico de público. Portanto, conheça seu público-alvo e ajuste sua comunicação, mas...;
4- Seja original: o humorista stand up não conta piadas conhecidas do público. O texto é sempre original, normalmente construído a partir de observações do dia a dia e do cotidiano. Também podemos fazer isso com sua comunicação, com a construção de seu site, com seu folheto...
5- Supere as expectativas. Estudos sérios a respeito das piadas e do riso (isso existe sim, não estou inventando!) afirmam que uma das coisas que não falham nessa área é a diferença entre nossas expectativas de algo e o resultado verdadeiro. Tudo em seus produtos, serviços e marketing pode seguir essa regra! Saia do óbvio! Inove! (ou permita que seu publicitário-designer escolhido faça isso...);
6- Pratique os callbacks. Você já deve ter notado que muitos comediantes contam uma piada e depois a trazem de volta em uma ou outra versão, geralmente com grandes risadas (ou mais risadas ainda) na segunda vez do que na primeira. Trata-se do callback, e você pode usar esta técnica também. Uma promoção reciclada, uma atualização de site, tudo pode ser uma oportunidade de chamar a atenção de novos consumidores e também de seus antigos clientes;
E, finalmente, tenha em mente que nesse jogo não há garantia prévia de sucesso. É preciso jogar e jogar! E não se pode agradar a todos sempre...
Léo Lins, em seu livro "Notas de um Comediante Stand-Up" (Editora Nossa Cultura, 2009) deixa claro que entreter plateias com centenas de desconhecidos é uma tarefa árdua. E sugere que os candidatos passem por três "tarefas" indispensáveis antes de começar de vez esta empreitada:
· Enfiar um prego na mão para se acostumar com a dor, pois o comediante vai passar por isso.
· Levar três tombos em locais públicos para se acostumar com as pessoas rindo de você.
· Participar de um ritual budista, para se acostumar com o silêncio que poderá acontecer após a piada não funcionar.
Sinceramente, não recomendo que fure sua mão nem saia se jogando na rua por aí, mas rituais budistas são interessantes. Só não pode lembrar “daquela” piada no meio no zazen.
Aproveitando: o que acontece quando um monge budista está totalmente absorvido num trabalho que realiza no computador?...
Ele entra no Nerdvana.
OK, ninguém merecia essa... Melhor parar por aqui.
Luís Henrique
Ophicina de Comunicação
Calma, não fique bravo comigo. O título era apenas pra chamar sua atenção (você está aqui lendo, não está?!)
Títulos chamativos são importantíssimos em e-mail marketing e newsletters. Mas não podem ser apelativos demais e você deve tomar cuidado com palavras que já estão na lista negra do e-mail marketing. Mas em outro OphicinaNews a gente fala disso.
O que eu queria mesmo era fazer uma conexão entre as características de seu marketing, da divulgação de seus produtos e serviços com as “stand up comedys”, um gênero de espetáculo de humor executado por apenas um comediante, que se apresenta geralmente em pé (daí o termo ¨stand-up¨), sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral da quarta parede, diferenciando o stand up de um monólogo tradicional.
Vamos lá:
1- Fale de modo que as pessoas entendam - não seja demasiadamente explicativo nem dê muita ênfase a detalhes (ou à parte técnica). No caso da Ophicina, por exemplo: você queria saber como eu poderia resolver seu problema – ter um site, um folder, etc. - e não com que software eu faria os layouts ou com quais técnicas as gráficas iriam imprimir ou que máquinas há no host que hospeda seu site. Detalhes técnicos só interessam para técnicos. Consumidores querem apenas que você resolva o problema deles. Foque nisso!;
2- Atenção ao timing: ter um bom timing é muito importante, porque se você der muito tempo para o cérebro pensar em uma situação, ou piada, o momento engraçado vai passar. Associe sua comunicação a algum evento atual que todos conheçam, pegando carona na divulgação! Pode até ser alguma notícia bombástica dos jornais. Lembre-se sempre dos feriados nacionais ou mesmo de que quase todo dia do ano é “dia de alguma coisa”, oportunidade para alguma ação associativa que pode alavancar sua marca junto ao mercado;
3- O tom dá o tom: alguns artistas de stand up são mais “clássicos”, tem um humor mais fino, cheio de sutilezas e referências. Outros são mais despachados e desbocados. Cada um atrairá um tipo específico de público. Portanto, conheça seu público-alvo e ajuste sua comunicação, mas...;
4- Seja original: o humorista stand up não conta piadas conhecidas do público. O texto é sempre original, normalmente construído a partir de observações do dia a dia e do cotidiano. Também podemos fazer isso com sua comunicação, com a construção de seu site, com seu folheto...
5- Supere as expectativas. Estudos sérios a respeito das piadas e do riso (isso existe sim, não estou inventando!) afirmam que uma das coisas que não falham nessa área é a diferença entre nossas expectativas de algo e o resultado verdadeiro. Tudo em seus produtos, serviços e marketing pode seguir essa regra! Saia do óbvio! Inove! (ou permita que seu publicitário-designer escolhido faça isso...);
6- Pratique os callbacks. Você já deve ter notado que muitos comediantes contam uma piada e depois a trazem de volta em uma ou outra versão, geralmente com grandes risadas (ou mais risadas ainda) na segunda vez do que na primeira. Trata-se do callback, e você pode usar esta técnica também. Uma promoção reciclada, uma atualização de site, tudo pode ser uma oportunidade de chamar a atenção de novos consumidores e também de seus antigos clientes;
E, finalmente, tenha em mente que nesse jogo não há garantia prévia de sucesso. É preciso jogar e jogar! E não se pode agradar a todos sempre...
Léo Lins, em seu livro "Notas de um Comediante Stand-Up" (Editora Nossa Cultura, 2009) deixa claro que entreter plateias com centenas de desconhecidos é uma tarefa árdua. E sugere que os candidatos passem por três "tarefas" indispensáveis antes de começar de vez esta empreitada:
· Enfiar um prego na mão para se acostumar com a dor, pois o comediante vai passar por isso.
· Levar três tombos em locais públicos para se acostumar com as pessoas rindo de você.
· Participar de um ritual budista, para se acostumar com o silêncio que poderá acontecer após a piada não funcionar.
Sinceramente, não recomendo que fure sua mão nem saia se jogando na rua por aí, mas rituais budistas são interessantes. Só não pode lembrar “daquela” piada no meio no zazen.
Aproveitando: o que acontece quando um monge budista está totalmente absorvido num trabalho que realiza no computador?...
Ele entra no Nerdvana.
OK, ninguém merecia essa... Melhor parar por aqui.
Luís Henrique
Ophicina de Comunicação

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