
Já está em cima da hora, mas ainda dá pra ajustar algumas
coisas em sua estratégia natalina de marketing.
O inverno estaria chegando... Se estivéssemos no hemisfério
norte, óbvio!
Então, em primeiríssimo lugar, SAIA DO CONVENCIONAL
As cores vermelhas e brancas, a neve que cobre tudo, flocos
de neve nos produtos, presentes embaixo da árvore, fotos de gente com
capuz-cachecol-casaco, lareira...
São imagens que vêm à mente imediatamente quando se pensa em
emails natalinos, mas isso é porque temos visto o mesmo tipo
de campanhas muitas vezes. Então, se usar imagens similares, será difícil
destacar-se da concorrência.
A melhor coisa seria criar um design próprio, fugindo um
pouco dos padrões, mas mantendo um espírito natalino. Para isto, você
poderia tentar estas técnicas:
- que seus assinantes possam reconhecer que se trata de uma
campanha natalina, para que tenham mais interesse em abrir seu email
quando estiverem comprando presentes.
- diferenciar suas campanhas do resto é uma
obrigação. Se você tiver sucesso na criação de seu próprio
design, mas relacionado com o natal, seus assinantes e clientes irão
valorizar seu esforço.
Mas como conseguir isso?
Primeiro, faça uma lista de todos os clichês de natal que
você pode lembrar. Cores, imagens, textos, etc. e tente
ignorar todas essas coisas em suas campanhas.
Em seguida, pense sobre o que o natal representa para os
seus Assinantes ou Clientes, bem como sua marca pode ser adaptada para esta
época do ano.
Com esse conhecimento, você está pronto para criar o seu
próprio design natalino.
PRIORIZE O ASSUNTO,
SOBRE AS IMAGENS
Não deveríamos fazer isso durante o ano todo?
Suas linhas de assunto são a sua maior oportunidade de
influenciar as taxas de abertura e tudo o que poderá acontecer a partir
daí. Este conselho serve tanto para as suas campanhas de natal como para
qualquer outra.
O ponto-chave, como resumido por Parry Malm, diretor de
contas Adestra:
"Concentrar-se em linhas de assunto é tempo melhor
gasto do que o tempo dedicado para colar uma imagem do Papai Noel em seu
email."
Em outras palavras, não pense que o envio de um design de
natal é suficiente para tirar o máximo proveito de sua campanha.
SE NÃO FOR CORRETAMENTE
EXIBIDO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS, NÃO VALE A PENA
De acordo com um recente estudo feito com consumidores, 66%
(dois terços) dos e-mails são lidos no iOS ou dispositivos Android.
Em outras palavras são lidos no celular.
Esses dados são de janeiro de 2015. Mas o volume de emails
lidos em dispositivos móveis está aumentando continuamente. 48% dos
usuários norte-americanos usam seus smartphones intensamente durante os
feriados. No Brasil aposto que esse número é maior...
Como indica o especialista em email marketing Jordie van
Rijn:
"Os smartphones e
tablets já não podem ser ignorados nas campanhas de email marketing. Eles
representam uma grande parte das interações por email, e podem oferecer
muitos benefícios."
A lição a ser aprendida é que, se
sua campanha de natal não é responsive,
você está perdendo mais de metade dos seus destinatários.
Por isso, melhor investir numa mensagem formatada em HTML e
disparada por sistemas profissionais que perder tempo e dinheiro com
imagens enviadas diretamente de seu Outlook...
COMECE TÃO LOGO COMO OS SEUS
CLIENTES
E isso é mais ou menos em outubro...
38% das compras natalinas
começam em novembro. 70% das
pessoas que querem fazer as suas compras de natal estão ativas três meses
antes do grande dia (outubro, novembro, dezembro).
Lembre-se que se os seus clientes fizerem suas compras antes
de você poder enviar sua campanha, você perdeu a chance de vender para
estes. Certifique-se de planejar com antecedência. Você pode começar a
pensar em ideias, promoções e designs em agosto ou setembro (ou antes).
E se você quer caçar os compradores super organizados, você
pode começar a enviar suas campanhas, pouco a pouco, mesmo em outubro. Você
pode tentar começar trabalhando com um pequeno grupo de assinantes. Eu sei
que é um trabalho árduo, mas é provável que irá valer a pena.
SEGMENTE POR DIFERENTES
CULTURAS
Há alguns anos muitos anunciantes começaram a mudar a sua
mensagem de "feliz natal", para " boas festas ".
Percebeu isso?
Esta mudança deveu-se principalmente ao aumento do
multiculturalismo da nossa sociedade. Nem todo mundo comemora o natal, e os
anunciantes tentaram utilizar uma mensagem mais inclusiva para esta época
do ano.
Não funcionou muito bem, muitas pessoas se sentiram
ofendidas com a mudança, por várias razões.
Isso mostra que você não pode agradar a todos exceto,
talvez, segmentando bem seu mailing list. É bastante provável que você não
possa coletar informações sobre a religião de seus assinantes, mas talvez
você possa perguntar-lhes sobre os seus feriados favoritos. Isso permitiria
que você segmentasse seus assinantes, enviando-lhes mensagens adequadas de
acordo com suas preferências.
MANTENHA OS MESMOS OBJETIVOS
QUE VOCÊ TINHA
Enviar uma campanha de email marketing de natal parece
fácil, mas você não pode apenas enviar campanhas
porque todas as empresas estão enviando, você precisa de um objetivo, uma
razão para enviar sua newsletter ou mala-direta.
Com um pouco de criatividade praticamente qualquer objetivo
pode ser alcançado com sua campanha de email marketing natalina.
Mas, novamente, o segredo é fazer o que você sabe que
funciona, não espere que apenas adicionando uma imagem do Papai Noel você
conseguirá aumentar as vendas.
TENTE DIFERENTES TIPOS DE OFERTAS
NATALINAS
Quando pensamos em campanhas de email marketing natalinas,
geralmente pensamos em ofertas especiais com grandes descontos, frete
grátis ou outro incentivo para economizar dinheiro. Mensagens com estilo de
cartão de natal também são muito frequentes.
Como dissemos antes, se todos nós fizermos a mesma coisa, será
difícil destacar-se entre outras campanhas. Por que não fazer algo
diferente? Por que não tentar uma oferta de natal projetada especialmente
para seus clientes?
É a maneira perfeita para evitar os clichês típicos do
natal.
Veja:
Seja útil: dar algo útil para seus clientes não é apenas enviar um
desconto. Por exemplo, você poderia enviar uma guia de decoração, sugestões
de presente, algo que tenha alguma real utilidade e faça
sua empresa se destacar. Dessa forma, você estará no
"top of mind" de seus assinantes quando eles decidirem efetuar
uma compra.
Ofereça algo divertido: quando se aproxima o natal, muitas pessoas estão de melhor
humor (ou de péssimo humor, necessitando um refresco...). Assim, você
poderia criar um concurso, jogos online e outras alternativas, pois estas
técnicas funcionam melhor neste período do ano. Você pode conseguir muito
engajamento se for criativo...
Tente chamar a atenção de
pessoas que não gostam do natal: isso pode
parecer um contra-senso, mas se toda a sua concorrência está focada nos
temas de natal, quem cuida das pessoas que não curtem natal?
Talvez seja um nicho menor, mas com certeza há muitas pessoas que não
gostam de comemorar esta data. Se você fizer uma campanha anti-natal
engraçada, você pode até agradar as pessoas que gostam de
comemorar esta data, pois você está sendo divertido.
Adaptado do original em ttp://blog.mailrelay.com/
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