E-MAIL MARKETING PARA ACABAR COM OS CLICHÊS NATALINOS



Já está em cima da hora, mas ainda dá pra ajustar algumas coisas em sua estratégia natalina de marketing.


O inverno estaria chegando... Se estivéssemos no hemisfério norte, óbvio!

Então, em primeiríssimo lugar, SAIA DO CONVENCIONAL

As cores vermelhas e brancas, a neve que cobre tudo, flocos de neve nos produtos, presentes embaixo da árvore, fotos de gente com capuz-cachecol-casaco, lareira... 

São imagens que vêm à mente imediatamente quando se pensa em emails natalinos, mas isso é porque temos visto o mesmo tipo de campanhas muitas vezes. Então, se usar imagens similares, será difícil destacar-se da concorrência.

A melhor coisa seria criar um design próprio, fugindo um pouco dos padrões, mas mantendo um espírito natalino. Para isto, você poderia tentar estas técnicas:

- que seus assinantes possam reconhecer que se trata de uma  campanha natalina, para que tenham mais interesse em abrir seu email quando estiverem comprando presentes.

- diferenciar suas campanhas do resto é uma obrigação. Se você tiver sucesso na criação de seu próprio design, mas relacionado com o natal, seus assinantes e clientes irão valorizar seu esforço.

Mas como conseguir isso?

Primeiro, faça uma lista de todos os clichês de natal que você pode lembrar. Cores, imagens, textos, etc. e tente ignorar todas essas coisas em suas campanhas.

Em seguida, pense sobre o que o natal representa para os seus Assinantes ou Clientes, bem como sua marca pode ser adaptada para esta época do ano.

Com esse conhecimento, você está pronto para criar o seu próprio design natalino.

PRIORIZE  O ASSUNTO, SOBRE AS IMAGENS

Não deveríamos fazer isso durante o ano todo? 

Suas linhas de assunto são a sua maior oportunidade de influenciar as taxas de abertura e tudo o que poderá acontecer a partir daí. Este conselho serve tanto para as suas campanhas de natal como para qualquer outra.

O ponto-chave, como resumido por Parry Malm, diretor de contas Adestra:

"Concentrar-se em linhas de assunto é tempo melhor gasto do que o tempo dedicado para colar uma imagem do Papai Noel em seu email."

Em outras palavras, não pense que o envio de um design de natal é suficiente para tirar o máximo proveito de sua campanha.


SE NÃO FOR CORRETAMENTE EXIBIDO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS, NÃO VALE A PENA

De acordo com um recente estudo feito com consumidores, 66% (dois terços) dos e-mails são lidos no iOS ou dispositivos Android. Em outras palavras são lidos no celular.

Esses dados são de janeiro de 2015. Mas o volume de emails lidos em dispositivos móveis está aumentando continuamente. 48% dos usuários norte-americanos usam seus smartphones intensamente durante os feriados. No Brasil aposto que esse número é maior...

Como indica o especialista em email marketing Jordie van Rijn:

"Os smartphones e tablets já não podem ser ignorados nas campanhas de email marketing. Eles representam uma grande parte das interações por email, e podem oferecer muitos benefícios."

A lição a ser aprendida é que, se sua campanha de natal não é responsive, você está perdendo mais de metade dos seus destinatários.

Por isso, melhor investir numa mensagem formatada em HTML e disparada por sistemas profissionais que perder tempo e dinheiro com imagens enviadas diretamente de seu Outlook...

COMECE TÃO LOGO COMO OS SEUS CLIENTES

E isso é mais ou menos em outubro...

38% das compras natalinas começam em novembro. 70% das pessoas que querem fazer as suas compras de natal estão ativas três meses antes do grande dia (outubro, novembro, dezembro).

Lembre-se que se os seus clientes fizerem suas compras antes de você poder enviar sua campanha, você perdeu a chance de vender para estes. Certifique-se de planejar com antecedência. Você pode começar a pensar em ideias, promoções e designs em agosto ou setembro (ou antes).

E se você quer caçar os compradores super organizados, você pode começar a enviar suas campanhas, pouco a pouco, mesmo em outubro. Você pode tentar começar trabalhando com um pequeno grupo de assinantes. Eu sei que é um trabalho árduo, mas é provável que irá valer a pena.

SEGMENTE POR DIFERENTES CULTURAS

Há alguns anos muitos anunciantes começaram a mudar a sua mensagem de "feliz natal", para " boas festas ". Percebeu isso?

Esta mudança deveu-se principalmente ao aumento do multiculturalismo da nossa sociedade. Nem todo mundo comemora o natal, e os anunciantes tentaram utilizar uma mensagem mais inclusiva para esta época do ano.

Não funcionou muito bem, muitas pessoas se sentiram ofendidas com a mudança, por várias razões.

Isso mostra que você não pode agradar a todos exceto, talvez, segmentando bem seu mailing list. É bastante provável que você não possa coletar informações sobre a religião de seus assinantes, mas talvez você possa perguntar-lhes sobre os seus feriados favoritos. Isso permitiria que você segmentasse seus assinantes, enviando-lhes mensagens adequadas de acordo com suas preferências.

MANTENHA OS MESMOS OBJETIVOS QUE VOCÊ TINHA

Enviar uma campanha de  email marketing de natal parece fácil, mas você não pode apenas enviar campanhas porque todas as empresas estão enviando, você precisa de um objetivo, uma razão para enviar sua newsletter ou mala-direta.

Com um pouco de criatividade praticamente qualquer objetivo pode ser alcançado com sua campanha de email marketing natalina.

Mas, novamente, o segredo é fazer o que você sabe que funciona, não espere que apenas adicionando uma imagem do Papai Noel você conseguirá aumentar as vendas.

TENTE DIFERENTES TIPOS DE OFERTAS NATALINAS

Quando pensamos em campanhas de email marketing natalinas, geralmente pensamos em ofertas especiais com grandes descontos, frete grátis ou outro incentivo para economizar dinheiro. Mensagens com estilo de cartão de natal também são muito frequentes.

Como dissemos antes, se todos nós fizermos a mesma coisa, será difícil destacar-se entre outras campanhas. Por que não fazer algo diferente? Por que não tentar uma oferta de natal projetada especialmente para seus clientes?

É a maneira perfeita para evitar os clichês típicos do natal.

Veja:

Seja útil: dar algo útil para seus clientes não é apenas enviar um desconto. Por exemplo, você poderia enviar uma guia de decoração, sugestões de presente, algo que tenha alguma real utilidade e faça sua empresa se destacar. Dessa forma, você estará no "top of mind" de seus assinantes quando eles decidirem efetuar uma compra.

Ofereça algo divertido: quando se aproxima o natal, muitas pessoas estão de melhor humor (ou de péssimo humor, necessitando um refresco...). Assim, você poderia criar um concurso, jogos online e outras alternativas, pois estas técnicas funcionam melhor neste período do ano. Você pode conseguir muito engajamento se for criativo...

Tente chamar a atenção de pessoas que não gostam do natal: isso pode parecer um contra-senso, mas se toda a sua concorrência está focada nos temas de natal, quem cuida das pessoas que não curtem natal? Talvez seja um nicho menor, mas com certeza há muitas pessoas que não gostam de comemorar esta data. Se você fizer uma campanha anti-natal engraçada, você pode até agradar as pessoas que gostam de comemorar esta data, pois você está sendo divertido.


Adaptado do original em ttp://blog.mailrelay.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ILUSÃO DO SUCESSO ORGÂNICO NAS REDES SOCIAIS: Um Dilema de Tostines na Era Digital

CUIDADO AO CRIAR SEU LOGOTIPO EM IA

Anúncios Pagos no Instagram e Orçamento Limitado: O Que Funciona para Pequenos Negócios?