Em tempos de crise, o mais importante é reagir. Não dá pra
ficar parado esperando os clientes, pois eles estão não apenas sumindo, mas
sendo "roubados" pela concorrência!
Mas como investir em publicidade com o caixa minguando?...
O e-mail marketing ainda é uma das melhores ferramentas de
marketing com baixo custo de produção e execução utilizadas por muitas
empresas, mesmo (e talvez principalmente) as de menor porte, por ser algo
que gera resultado - quando bem planejada e executada...
O Brasil ainda é o campeão mundial de SPAM e da má utilização desse
recurso.
Veja algumas dicas para melhorar os resultados do
seu e-mail marketing:
1. Utilize uma
ferramenta de envio:
O ideal é utilizar uma
ferramenta exclusiva para o envio de e-mail marketing. Os
provedores de e-mail automaticamente consideram SPAM toda a mensagem que é
enviada para muitos endereços de um único IP (seu
computador conectado à internet tem um endereço IP). As ferramentas de
envio tem vários servidores, possibilitando grandes envios, além de possuir
fácil mensuração e alguns dos itens necessários abaixo. Além disso, essas
ferramentas proporcionam o gerenciamento de "bounces" (e-mails
que não chegam ao destino), eliminam automaticamente aqueles que optam por
não mais receber (importantíssimo)
2. Não compre
listas de mailing:
Estas listas possuem e-mails
de pessoas desconhecidas, que não optaram pelo recebimento dos e-mails e
isso gera um impacto negativo para o cliente, que pode acabar marcando o
endereço de e-mail da empresa como SPAM, ou apagando as mensagens. É
recomendado que sua empresa possua uma tela de cadastramento ou formulário
de contato no site, onde o cliente possa escolher receber seus e-mails.
3. Ofereça a
opção de descadastramento:
O cliente que aceita receber
suas propagandas, pode não se interessar mais. Então, sempre disponibilize
uma opção de descadastramento, para que a visão do cliente sobre a empresa
não se torne negativa.
4. Não caia em
SPAM:
Evite alguns termos no
assunto do e-mail, como: “Grátis, Promoção, Confira, Ganhe, Compre, Vagas,
R$…”. No conteúdo, não utilize termos como “Confira, Imperdível, Não perca,
Oferta, Divulgue, Sigilo Absoluto, Renda Extra, Clique Aqui…”. Os
anexos e imagens por si só também tem grande probabilidade de cair em SPAM.
5. Prefira HTML e não apenas
imagens:
A não ser que esteja enviando
mensagens para uma lista que já está habituada a
receber mensagens suas, ao enviar um arquivo "jpeg"
suas chances de ser barrado em um dos diversos filtros pelos
quais cada mensagem passa são enormes e não há o que fazer a não
ser montar sua mensagem em HTML, misturando adequadamente textos e imagens.
6. Mensuração:
Tenha ciência de quantos
leram seus últimos envios. A estratégia pode ser diferenciada para pessoas
que não leram seu e-mail, ou as mensagens podem ser segmentadas apenas para
os que possuem uma frequência maior de leitura. Além disso, com o tempo
você poderá avaliar quais os assuntos chamaram mais a atenção de seu
público e poderá ir sintonizando cada vez melhor seu e-mail marketing com seus
destinatários.
Seguindo estas práticas você
aumenta as chances de suas campanhas de e-mail marketing chegarem à caixa
de entrada de seus clientes.
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