O CHECK LIST DE SEU E-MAIL MARKETING
Enviar uma
campanha de e-mail marketing ainda é o meio mais eficaz para atrair
consumidores virtuais e aumentar vendas nos e-commerces.
Entretanto, uma questão assombra os profissionais do setor e compromete o
resultado da ação: a existência de usuários inativos.
Consumidores que não interagem com o e-mail marketing correspondem à metade da
base das corporações, segundo a Experian Marketing Services. Pesquisa desta
instituição mostra que pessoas sem qualquer reação a um anúncio de e-mail
correspondem até a 50% da base de dados de uma empresa.
Não existe uma receita garantida para uma campanha de e-mail marketing
perfeita, mas algumas diretrizes podem fazer a diferença. Para tentar chamar
mais atenção para suas mensagens, confira 6 dicas do que fazer (e o que evitar)
para estabelecer uma comunicação cada vez mais saudável e eficiente com o
cliente:
1 – Não se torne
cansativo
Que tal utilizar o canal e-mail marketing para oferecer outras vantagens além de ofertas?
Conteúdos editoriais, espaço de opinião, links de interesse: existe uma gama de
oportunidades a explorar com novas tecnologias e linguagens como os vídeos e
GIFs, que elevam a conexão virtual a um nível mais atrativo.
2 – Considere mobile como
prioridade
Uma pesquisa da Experian mostrou que mais
de 50% das pessoas já utilizam smartphones e tablets para abrir e-mails.
Se uma mensagem não for entregue de forma rápida e perfeita – tanto em textos
como em imagens –, ela será deletada em um segundo. A experiência em mobile é a
primeira a ser levada em conta, caso contrário a empresa perderá diversas
oportunidades de venda e pode acabar com uma imagem negativa junto aos
clientes.
3 – Não ouça só os
experts
É preciso testar as campanhas e medir sua efetividade continuamente para
identificar quais funcionam. As opiniões de especialistas oferecem novas ideias
e perspectivas, mas cada organização tem estruturas, objetivos e audiências
diferentes. O cliente merece o melhor tratamento, por isso é preciso entender –
na prática – quais táticas e estratégias são efetivas e inspiradoras para ele.
4 – Qualidade de dados é
essencial
O e-mail é a peça do quebra-cabeça que conecta os dados e as atividades dos
clientes em diversos canais, plataformas e devices. Sem a confirmação das
informações cadastrais, as chances de entender o comportamento cross-channel do
consumidor são menores e deixam a empresa no escuro quanto às preferências de
seus prospects e antigos clientes.
5 – Os clientes são todos
diferentes
Com o aumento da disponibilidade de informações sobre as pessoas na web, os consumidores esperam que cada mensagem
recebida venha personalizada de acordo com suas vontades e necessidades.
Segmentar as informações para cada ação na Internet (como resenhas,
comentários, visitas a sites e até curtidas no Facebook) ajuda para que todas
as campanhas de e-mail marketing enviadas tornem-se altamente relevantes.
6 – Integre os canais
E-mail e redes sociais
devem estar alinhados o tempo todo. Por exemplo: em seu
primeiro contato, os destinatários podem receber mensagens de boas vindas
encorajando-os a curtir a página nas redes sociais, e os que já fazem parte da
lista de e-mail podem ser convidados a interagir no Facebook.
Originalmente em https://marketing.serasaexperian.com.br/

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