O CHECK LIST DE SEU E-MAIL MARKETING


Enviar uma campanha de e-mail marketing ainda é o meio mais eficaz para atrair consumidores virtuais e aumentar vendas nos e-commerces. Entretanto, uma questão assombra os profissionais do setor e compromete o resultado da ação: a existência de usuários inativos.

Consumidores que não interagem com o e-mail marketing correspondem à metade da base das corporações, segundo a Experian Marketing Services. Pesquisa desta instituição mostra que pessoas sem qualquer reação a um anúncio de e-mail correspondem até a 50% da base de dados de uma empresa.

Não existe uma receita garantida para uma campanha de e-mail marketing perfeita, mas algumas diretrizes podem fazer a diferença. Para tentar chamar mais atenção para suas mensagens, confira 6 dicas do que fazer (e o que evitar) para estabelecer uma comunicação cada vez mais saudável e eficiente com o cliente:

1 – Não se torne cansativo
Que tal utilizar o canal e-mail marketing para oferecer outras vantagens além de ofertas? Conteúdos editoriais, espaço de opinião, links de interesse: existe uma gama de oportunidades a explorar com novas tecnologias e linguagens como os vídeos e GIFs, que elevam a conexão virtual a um nível mais atrativo.

2 – Considere mobile como prioridade
Uma pesquisa da Experian mostrou que mais de 50% das pessoas já utilizam smartphones e tablets para abrir e-mails. Se uma mensagem não for entregue de forma rápida e perfeita – tanto em textos como em imagens –, ela será deletada em um segundo. A experiência em mobile é a primeira a ser levada em conta, caso contrário a empresa perderá diversas oportunidades de venda e pode acabar com uma imagem negativa junto aos clientes.

3 – Não ouça só os experts
É preciso testar as campanhas e medir sua efetividade continuamente para identificar quais funcionam. As opiniões de especialistas oferecem novas ideias e perspectivas, mas cada organização tem estruturas, objetivos e audiências diferentes. O cliente merece o melhor tratamento, por isso é preciso entender – na prática – quais táticas e estratégias são efetivas e inspiradoras para ele.

4 – Qualidade de dados é essencial
O e-mail é a peça do quebra-cabeça que conecta os dados e as atividades dos clientes em diversos canais, plataformas e devices. Sem a confirmação das informações cadastrais, as chances de entender o comportamento cross-channel do consumidor são menores e deixam a empresa no escuro quanto às preferências de seus prospects e antigos clientes.

5 – Os clientes são todos diferentes
Com o aumento da disponibilidade de informações sobre as pessoas na web, os consumidores esperam que cada mensagem recebida venha personalizada de acordo com suas vontades e necessidades. Segmentar as informações para cada ação na Internet (como resenhas, comentários, visitas a sites e até curtidas no Facebook) ajuda para que todas as campanhas de e-mail marketing enviadas tornem-se altamente relevantes.

6 – Integre os canais
E-mail e redes sociais devem estar alinhados o tempo todo. Por exemplo: em seu primeiro contato, os destinatários podem receber mensagens de boas vindas encorajando-os a curtir a página nas redes sociais, e os que já fazem parte da lista de e-mail podem ser convidados a interagir no Facebook.
 
 
Originalmente em https://marketing.serasaexperian.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ILUSÃO DO SUCESSO ORGÂNICO NAS REDES SOCIAIS: Um Dilema de Tostines na Era Digital

CUIDADO AO CRIAR SEU LOGOTIPO EM IA

Anúncios Pagos no Instagram e Orçamento Limitado: O Que Funciona para Pequenos Negócios?