MARKETING PELA METADE NÃO RESOLVE...
Você montou um blog, está presente nas redes sociais, tem um site, oferece newsletter, faz anúncios online, tem uma loja virtual... E mesmo assim estas ações não estão se traduzindo em vendas?
Descubra o que está errado - ou, na verdade, feito pela metade - e 5 propostas para corrigir isso.
Por Arnaldo Rabelo | 05/08/2015
Se você – assim como o mercado como um todo - reconhece a importância de uma boa presença online, já deve ter tomado algumas providências para marcar seu território na web. Mas elas talvez ainda não sejam suficientes para garantir o sucesso do seu negócio.
Você ou sua empresa...
... tem um blog corporativo. Você publica sempre notícias do setor e curiosidades encontradas em publicações da área. Muitas pessoas leem e interagem em função desses posts. Mas as vendas não reagem na medida do entusiasmo dos visitantes do blog.
... está presente nas redes sociais e tem muitos fãs. Você já está nas principais redes sociais há algum tempo e conquistou muitos fãs e seguidores. Mas por que as vendas não decolam?
... mantém um site com formulário para cadastro de e-mail do usuário em troca de uma newsletter. Você sabe que é muito bom ter uma lista de e-mails de pessoas interessadas no seu negócio. Por isso, oferece uma newsletter pela qual os visitantes devem cadastrar seu e-mail. Depois do cadastro, não há uma regularidade no envio dessa newsletter. Afinal, nem sempre tem assuntos tão interessantes... Além disso, nunca houve uma resposta a esses e-mails. E dificilmente mais do que 1% dos usuários clica nos links.
... faz anúncios online. Para gerar maior visibilidade online, ter mais fãs e oferecer seus produtos, você investe em anúncios online, principalmente no Facebook. Os anúncios no Google AdWords também estão presentes. Mas é difícil transformar em clientes mais que 1% das pessoas atingidas.
... tem uma loja virtual. Como o público também compra online, você montou uma loja virtual, cadastrou seus produtos e até investe em anúncios dos produtos. Mas os clientes não aparecem na quantidade esperada.
O que poderia estar faltando nisso tudo?
Falta entender melhor o público e oferecer aquilo que realmente o motiva. As pessoas não comprarão imediatamente o seu produto apenas porque você anuncia. É claro que tornar a sua marca e seus produtos conhecidos é importante, mas para gerar vendas são precisos alguns passos a mais:
- O seu blog não trata de soluções para os clientes. Para gerar o senso de autoridade, você precisa tratar de soluções às necessidades e desejos dos clientes. Notícias e curiosidades não criarão autoridade sobre o tema. O seu produto ou serviço atende a uma necessidade ou desejo do cliente. Portanto, você deve falar dessas necessidades e desejos e indicar que você tem a solução. Como você é especialista na solução, terá diferentes conteúdos sobre o assunto.
- A sua presença nas redes sociais não direciona para o seu próprio ambiente digital. O Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais têm suas próprias regras. E elas mudam sem o seu controle. O Facebook decidiu reduzir a relevância dos seus conteúdos e a sua única saída foi anunciar mais. O Instagram agora pertence ao Facebook. Há alguma dúvida de que o caminho será o mesmo? Como você pode se proteger? Direcionando os internautas ao seu próprio ambiente online: o seu site e o seu blog. Mas você precisa ter uma forma de se relacionar com eles a partir daí.
- O seu formulário de cadastro não oferece recompensas e não usa chamadas à ação. Uma newsletter não motiva o suficiente para gerar muitos cadastros. A saída é oferecer uma recompensa para o cadastro. Pode ser um e-book relacionado ao interesse do público, um vídeo, um guia ou informações úteis relacionadas ao que você vende. Para que o público faça o que você quer, são necessárias as chamadas à ação: “Clique aqui”, “quero baixar o e-book”, “baixe gratuitamente o guia”... Para ter acesso a essas informações interessantes, o seu público deixará seu e-mail.
- Os seus anúncios mostram produtos, não conteúdo útil ao seu público. Quando você anuncia produtos, só venderá às pessoas que precisam daquilo naquele mesmo momento e que já confiem o suficiente na sua empresa para comprar. É um percentual muito pequeno das pessoas atingidas. O ideal é oferecer algo útil, sem nenhum custo, para obter o cadastro das pessoas mais interessadas. A conversão de pessoas atingidas em cadastradas será muito maior. A partir daí, você pode se relacionar com essas pessoas por e-mail, enviando mais conteúdo útil. Isso construirá autoridade e reputação para a sua marca e conquistará a confiança do público. Depois disso, finalmente você poderá oferecer produtos, tendo uma taxa de sucesso muito maior.
- O seu e-commerce não tem mecanismos eficientes para gerar tráfego, engajamento e vendas. Para obter vendas, não basta abrir uma loja. Mesmo oferecendo seus produtos em anúncios, nem sempre os clientes vêm na quantidade necessária. Você precisa primeiro atrair o tráfego de pessoas interessadas através de um conteúdo relacionado às suas necessidades. Depois você precisa conquistar a confiança desse público através do relacionamento. As maiores empresas do mundo utilizam principalmente o e-mail para isso. Depois você venderá oferendo produtos adequados às necessidades de cada perfil de cliente. Os visitantes mais engajados terão vantagens exclusivas.
No marketing online há muitos tipos de ações possíveis, mas só o encadeamento de uma série específica de ações, bem coordenadas, trará o máximo resultado em vendas.
Com esses tópicos em vista, avalie o que você já tem feito em marketing online e o que ainda falta para atingir as metas de vendas. Avance para as ações que ainda faltam, que os resultados aparecerão.
Ou você poderá apenas ficar assistindo os concorrentes fazendo o mesmo...

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