6 Princípios Fundamentais das Marcas-Estrelas
"Diga-me seu nome
e sua marca favorita."
Faço aos meus alunos essa mesma pergunta a cada ano, no primeiro dia de aula em minhas classes no Mestrado em Branding na Escola de Artes Visuais. Eu continuo a ser surpreendido com a consistência das marcas que os alunos nomeiam como suas favoritas - Apple, Starbucks e Nike - todas aparecem repetidamente, assim como favoritos de moda regionais e populares marcas "verdes".
Para alguns estudantes, os adeptos entusiastas, uma marca favorita é mais do que uma simples preferência do produto: é uma declaração de caráter. De alguma forma a marca tem qualidades com os quais eles se identificam, qualidades que eles querem que os outros vejam neles. A paixão que esses alunos apresentam pela sua marca favorita é o padrão-ouro para medir o sucesso de uma marca.
As marcas que fazem isso de forma consistente - as que meus alunos continuam a destacar todos os anos - é o que eu chamo Marcas-Estrelas.
Marcas não se tornam Estrelas de um dia para outro. Marcas-Estrelas são o resultado de muitas escolhas inteligentes e assertivas, apoiadas por um modelo de negócio forte e bem sucedido. As pessoas responsáveis pela construção das Marcas-Estrelas têm dominado o equilíbrio entre amor pela marca e os fundamentos do negócio. Marcas-Estrelas não são apenas amadas, elas são rentáveis.
E enquanto cada marca possui um conjunto exclusivo de culturas e práticas de negócios, eu acredito que todas as Marcas-Estrelas possuem certas qualidades essenciais:
1. Clareza
Marcas-Estrelas sabem quem são. Elas sabem o que impulsiona o seu sucesso, o que lhes limitou no passado bem como a forma de crescer e prosperar no futuro. Isso inclui a compreensão das necessidades dos seus clientes, os insights para se conectar com eles e do mix de marketing certo para uma comunicação eficaz.
2. Consistência
Marcas-Estrelas têm branding e comunicação consistente e reconhecível. Consistência dá lucro. A exposição frequente à mesma identidade de marca e mensagem ajuda o reconhecimento da marca e aumento da consciência. Se você tem uma identidade de marca bem-definidos e gerenciados combinada com mensagens atraentes e executada de forma consistente, o seu investimento em mídia também terá retornos mais elevados e irá mais longe na construção da força de sua marca.
3. Propósito de Ordem Superior
Pessoas gostam de pessoas que pensam como elas, e se for dada uma escolha, eles aderem a uma marca que apoie essa sua ideologia. Marcas-Estrelas são intencionais em seu objetivo e aspiram alcançar um significado maior, para além do produto ou serviço que vendem.
4. Conexões emocionais
Relacionamentos de marca são como as relações humanas. Nos familiarizamos, tentamos seus produtos ou serviços, nós decidimos se gostamos deles ou não e, em seguida, começamos a ter - ou não - uma relação mais longa e profunda. Marcas-Estrelas desenvolvem relações longas e significativas com seus clientes e elas fazem isso, em parte, através do estabelecimento de fortes vínculos emocionais. Elas não tratam os seus clientes simplesmente como fontes de lucro. Elas os veem como co-criadores da marca, e se esforçam para atender suas necessidades e satisfazer os seus desejos.
5. Benefícios Superiores
Os benefícios que uma marca oferece é o que a diferencia de seus concorrentes. Quanto mais distintivo do benefício, mais distintiva a marca, que por sua vez irá atrair o maior número de clientes.
Benefícios não tem que ser puramente funcionais. Eles também podem ser estéticos, emocionais ou estilísticos. Marcas-Estrelas focam na entrega, comunicação e nutrição de suas características mais distintivas. Isto permite-lhes conduzir preferência entre o conjunto certo de consumidores.
6. Compromisso com o aprendizado
Marcas-Estrelas aprendem com o passado e se adaptam rapidamente ao futuro. Elas alimentam uma visão convincente para o futuro e investem em inovação que desafiam as normas da categoria. Charles Darwin poderia muito bem ter falado sobre a evolução das marcas, quando disse: "Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente. É o que é o mais adaptável a mudanças."
Faço aos meus alunos essa mesma pergunta a cada ano, no primeiro dia de aula em minhas classes no Mestrado em Branding na Escola de Artes Visuais. Eu continuo a ser surpreendido com a consistência das marcas que os alunos nomeiam como suas favoritas - Apple, Starbucks e Nike - todas aparecem repetidamente, assim como favoritos de moda regionais e populares marcas "verdes".
Para alguns estudantes, os adeptos entusiastas, uma marca favorita é mais do que uma simples preferência do produto: é uma declaração de caráter. De alguma forma a marca tem qualidades com os quais eles se identificam, qualidades que eles querem que os outros vejam neles. A paixão que esses alunos apresentam pela sua marca favorita é o padrão-ouro para medir o sucesso de uma marca.
As marcas que fazem isso de forma consistente - as que meus alunos continuam a destacar todos os anos - é o que eu chamo Marcas-Estrelas.
Marcas não se tornam Estrelas de um dia para outro. Marcas-Estrelas são o resultado de muitas escolhas inteligentes e assertivas, apoiadas por um modelo de negócio forte e bem sucedido. As pessoas responsáveis pela construção das Marcas-Estrelas têm dominado o equilíbrio entre amor pela marca e os fundamentos do negócio. Marcas-Estrelas não são apenas amadas, elas são rentáveis.
E enquanto cada marca possui um conjunto exclusivo de culturas e práticas de negócios, eu acredito que todas as Marcas-Estrelas possuem certas qualidades essenciais:
1. Clareza
Marcas-Estrelas sabem quem são. Elas sabem o que impulsiona o seu sucesso, o que lhes limitou no passado bem como a forma de crescer e prosperar no futuro. Isso inclui a compreensão das necessidades dos seus clientes, os insights para se conectar com eles e do mix de marketing certo para uma comunicação eficaz.
2. Consistência
Marcas-Estrelas têm branding e comunicação consistente e reconhecível. Consistência dá lucro. A exposição frequente à mesma identidade de marca e mensagem ajuda o reconhecimento da marca e aumento da consciência. Se você tem uma identidade de marca bem-definidos e gerenciados combinada com mensagens atraentes e executada de forma consistente, o seu investimento em mídia também terá retornos mais elevados e irá mais longe na construção da força de sua marca.
3. Propósito de Ordem Superior
Pessoas gostam de pessoas que pensam como elas, e se for dada uma escolha, eles aderem a uma marca que apoie essa sua ideologia. Marcas-Estrelas são intencionais em seu objetivo e aspiram alcançar um significado maior, para além do produto ou serviço que vendem.
4. Conexões emocionais
Relacionamentos de marca são como as relações humanas. Nos familiarizamos, tentamos seus produtos ou serviços, nós decidimos se gostamos deles ou não e, em seguida, começamos a ter - ou não - uma relação mais longa e profunda. Marcas-Estrelas desenvolvem relações longas e significativas com seus clientes e elas fazem isso, em parte, através do estabelecimento de fortes vínculos emocionais. Elas não tratam os seus clientes simplesmente como fontes de lucro. Elas os veem como co-criadores da marca, e se esforçam para atender suas necessidades e satisfazer os seus desejos.
5. Benefícios Superiores
Os benefícios que uma marca oferece é o que a diferencia de seus concorrentes. Quanto mais distintivo do benefício, mais distintiva a marca, que por sua vez irá atrair o maior número de clientes.
Benefícios não tem que ser puramente funcionais. Eles também podem ser estéticos, emocionais ou estilísticos. Marcas-Estrelas focam na entrega, comunicação e nutrição de suas características mais distintivas. Isto permite-lhes conduzir preferência entre o conjunto certo de consumidores.
6. Compromisso com o aprendizado
Marcas-Estrelas aprendem com o passado e se adaptam rapidamente ao futuro. Elas alimentam uma visão convincente para o futuro e investem em inovação que desafiam as normas da categoria. Charles Darwin poderia muito bem ter falado sobre a evolução das marcas, quando disse: "Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente. É o que é o mais adaptável a mudanças."
De Carolina Rogol
Branding Expert,
Author of Star Brands, School of Visual Arts faculty
Originalmente
em http://www.entrepreneur.com/article/245035

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