CINCO TIPOS DE LOGO DESIGN


Qual deles serve para sua marca?


 
Onde estaria o McDonald's  sem os seus arcos dourados, UPS sem seu escudo marrom ou Coca-Cola sem a sua icônica escrita cursiva? Cada um destes logos encapsula perfeitamente a marca associada, e ainda assim, cada um é um tipo totalmente diferente de design do logotipo.

Da mesma forma que os alimentos dividem-se em grupos alimentares básicos, logotipos dividem-se em 5 estilos básicos, cada um com seus próprios pontos fortes e fracos. Aqui está uma definição de cada tipo de logotipo, juntamente com algumas dicas sobre como escolher um que represente adequadamente a sua empresa.

1. Wordmark (texto)

Em um estudo recente de logos pertencentes às 100 maiores marcas do mundo, 37% deles consistia apenas de texto, muitas vezes estilizados usando uma fonte única. Estes são conhecidos como wordmarks ou às vezes logotipos (já que são logos compostos inteiramente de "tipo").

Wordmarks funcionam melhor quando o nome da empresa é muito distinto. Google tem um logotipo simples, minimalista, mas funciona para eles, em parte porque seu nome é tão peculiar e memorável (e, importante: curto). O mesmo pode ser dito para o Yahoo, Pinterest, e outras marcas que usam texto relativamente simples como o logotipo da empresa.

Estilos de logotipo “somente de texto” são uma excelente opção para as pequenas empresas que estão começando. Quando começar a crescer, não é uma má ideia ter um logotipo que se comunique de forma muito clara o nome de sua empresa.




2. Lettermark (Iniciais)

Simplicidade é a chave ao criar um logotipo, e lettermarks são tão simples quanto possível. Eles são semelhantes aos wordmarks, em que eles são compostos por apenas texto, mas destacam as iniciais da empresa, em vez de seu nome completo.

Isso pode ser útil se o nome da sua organização é difícil de pronunciar ou especialmente longo. Afinal, "IBM" faz um logotipo muito mais atraente e mais conciso do que "International Business Machines." Quando você sabe que você vai ter o mínimo de espaço disponível para a marca (como quando se trabalha com um produto muito pequeno), usar somente iniciais são uma boa maneira de economizar em tamanho e ainda fornecer uma indicação do nome de sua marca.

Além disso, usar apenas iniciais num design de logotipo atribui peso visual igual a cada palavra, em nome de sua empresa, o que pode torná-lo mais fácil dos clientes se lembrarem. "EA" age como um dispositivo mnemônico simples que ajuda a familiarizar as pessoas com o "Electronic Arts" da marca.




3. brandmark (símbolo ou ícone)

Um símbolo pode ser uma forma de expressar certas ideias muito mais eficaz do que o texto. Pense em quão bem os sinais de trânsito são capazes de associar imagens com informações ("virar à esquerda", "cruzamento”, “escola", e assim por diante) e, sem uma única palavra, obrigá-lo a tomar decisões (espero!).

Da mesma forma, logos brandmark (que consistem apenas de um símbolo ou ícone) podem dar ao seu público uma representação clara da identidade de sua empresa, sem o uso de palavras ou letras.

Isso os torna muito úteis para as empresas globais, uma vez que os consumidores de outros países podem associar o design do logotipo com uma identidade, independentemente da língua que eles entendem.

Eles também são úteis quando o nome de sua empresa é muito longo e não se presta bem a um lettermark abreviado; um grupo chamado “Pediatric Ophthalmology Organization” pode preferir um brandmark que não chame a atenção para a sua infeliz sigla (para quem não entendeu: "poo", em Inglês é...ãh.. "fazer o número dois", OK?!).

No entanto, um logotipo brandmark pode ser uma jogada arriscada. Uma vez que é apenas um símbolo, uma pessoa olhando para ele não será capaz de ver o nome da empresa. Isso significa que ele pode não ser a melhor escolha para uma nova startup ou uma pequena empresa que está tentando levar as pessoas a se familiarizarem com a sua marca.

Note-se que nesse mesmo estudo das 100 maiores marcas do mundo, apenas 6% deles consistia apenas de um símbolo, o que sugere que este tipo de logotipo funciona melhor para empresas de muito alto perfil e influentes o suficiente para ser amplamente reconhecido por um símbolo sozinho .





4. Combinação Mark (texto e símbolo)

56% dos logos das melhores marcas incorporaram texto e um símbolo. Marcas combinadas (ocasionalmente conhecidos como logotipos icônicos) são o melhor dos dois mundos, por isso faz sentido que eles sejam tão populares; eles soletram o nome de uma empresa, ao mesmo tempo associando-o a um ícone visual.

Marcas combinadas são mais complexas, que requerem mais tempo e pensamento para projetar de forma eficaz. Mas esse trabalho extra dá-lhe um design de logotipo que é mais versátil do que a maioria. Estes tipos de logo podem muitas vezes ser separados, dando-lhe a capacidade de usar o texto ou o símbolo, independentemente, se a situação exigir.

Do ponto de vista legal, as marcas de combinação tendem a ser mais fáceis de registrar do que apenas logos-símbolo, que pode muitas vezes serem um pouco similar. Fazer um logotipo que se assemelha a uma estrela de cinco pontas vermelho coloca você em desacordo com qualquer outra empresa com um logotipo semelhante registrado (Macy’s e ReverbNation, para citar alguns), mas incluindo o texto original pode ajudar a definir o intervalo.



5. Emblema (texto dentro de símbolo)

Emblemas são um pouco inflexíveis, uma vez que não podem ser separados em elementos individuais da maneira que uma marca de combinação pode. Em troca, você tem um logotipo mais compacto que pode mais facilmente se encaixar tanto o seu símbolo gráfico e nome da empresa em espaços mais apertados.

Ainda assim, você precisa ter cuidado com logos emblema, especialmente quando se trabalha com impressão. Uma vez que o texto precisa ser pequeno o suficiente para caber dentro do símbolo, em primeiro lugar, estes tipos de logos nem sempre se pode imprimir de forma legível em tamanhos menores.



Conclusão

Decidir sobre um estilo básico de logotipo deve ser o primeiro passo no desenvolvimento de uma marca visual. Depois de decidir que tipo de design de logotipo irá funcionar melhor para sua empresa, passa-se a  escolher um esquema de cores do logotipo, fonte e outros detalhes para representar a sua identidade.



 
Originalmente em
http://www.companyfolders.com/blog/5-different-logo-design-styles-which-type-fits-your-brand

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ILUSÃO DO SUCESSO ORGÂNICO NAS REDES SOCIAIS: Um Dilema de Tostines na Era Digital

CUIDADO AO CRIAR SEU LOGOTIPO EM IA

Anúncios Pagos no Instagram e Orçamento Limitado: O Que Funciona para Pequenos Negócios?