MARKETING E A FANTÁSTICA CIÊNCIA DAS CORES
Existem vários bons exemplos
de como as cores de fato influenciam nossas decisões em uma compra. Afinal, a
visão é o sentido que se desenvolveu com mais força nos seres humanos. É
natural que 90% da avaliação de um produto correspondam ao quesito cor.
Então,
como as cores nos afetam e o que é a ciência das cores no marketing de verdade?
Vamos ver alguns dos estudos mais recentes sobre o assunto.
Quais cores despertam quais sentimentos em nós?
O que as cores despertam em nós nem sempre é
óbvio. A Logo Company desenvolveu um ótimo quadro explicativo sobre quais cores
são melhores para determinadas empresas e o motivo. Aqui alguns bons exemplos:
PRETO
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Qualidades
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definido, confiável, forte,
poderoso, preciso, profissional, direto
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Melhor para
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construção, corporações,
petróleo, financeiras, moda, manufatura, cosméticos, mineração, marketing,
comércio
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VERDE
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Qualidades
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natural, orgânico, jovem,
nutritivo, instrutivo, educacional, aventuroso, ecológico, calmo
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Melhor para
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medicina, ciência, governo,
recrutamento, negócios ecológicos, turismo, recursos humanos
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AZUL
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Qualidade
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credibilidade, calma, limpeza,
foco, profissional
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Melhor para
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medicina, ciência, utilidades,
governo, planos de saúde, tecnologia, recrutamento, negócios, justiça,
tecnologia da informação, dentistas, corporações
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Especialmente se nós dermos uma olhada no que as maiores marcas estão usando, muitas escolhas se tornam óbvias. É claro que todas essas empresas têm o objetivo de despertar uma emoção específica:
Como
melhorar o seu marketing com o uso das cores:
Isso parece mero
entretenimento, mas o que de fato pode ser aplicado nos sites ou apps? A
resposta ainda está por vir a partir de alguns bons camaradas da KISSmetrics.
Se você está construindo um negócio cujo objetivo é atrair mulheres, aqui um
conselho da KISSmetrics para você:
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Mulheres amam: azul,
roxo e verde
-
Mulheres odeiam: laranja,
marrom e cinza
Caso o aplicativo seja
voltado apenas para homens, as regras do jogo são um pouco diferentes:
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Homens amam: azul,
verde e preto
-
Homens odeiam: marrom,
laranja e roxo
Outro
bom experimento da Performable (agora HubSpot), quis saber se apenas mudar a
cor de um botão faria diferença. Eles começaram com a simples hipótese de
escolher entre duas cores (verde e vermelho) e tentaram adivinhar o que
aconteceria.
Para
verde, a intuição deles foi: verde passa ideia de natural e meio ambiente, é
amplamente utilizado nos sinais de trânsito para sugerir “siga” ou o movimento
em frente.
Para
vermelho, as conclusões foram: a cor vermelha, por outro lado, comunica
excitação, paixão, sangue e atenção. Também é utilizada como sinal de pare.
Vermelho também é conhecido por chamar atenção.
Então,
no teste A/B entre verde e vermelho, a cor campeã certamente seria a verde, por
ser mais amigável. Isso foi o que eles acharam... O
botão vermelho superou o verde em 21%.
É importante ressaltar que nada foi mudado, além da cor do
botão: mais pessoas (+21%) clicaram no botão vermelho que no verde. Todo o
resto continuou igual na página. Então foi a cor que fez a diferença.
De Leo Widrich -
co-fundador do Buffer,
um mecanismo inteligente
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