MARKETING E A FANTÁSTICA CIÊNCIA DAS CORES

Existem vários bons exemplos de como as cores de fato influenciam nossas decisões em uma compra. Afinal, a visão é o sentido que se desenvolveu com mais força nos seres humanos. É natural que 90% da avaliação de um produto correspondam ao quesito cor. 
Então, como as cores nos afetam e o que é a ciência das cores no marketing de verdade? Vamos ver alguns dos estudos mais recentes sobre o assunto.
Quais cores despertam quais sentimentos em nós?
O que as cores despertam em nós nem sempre é óbvio. A Logo Company desenvolveu um ótimo quadro explicativo sobre quais cores são melhores para determinadas empresas e o motivo. Aqui alguns bons exemplos: 
PRETO


Qualidades


definido, confiável, forte, poderoso, preciso, profissional, direto
Melhor para


construção, corporações, petróleo, financeiras, moda, manufatura, cosméticos, mineração, marketing, comércio

VERDE


Qualidades


natural, orgânico, jovem, nutritivo, instrutivo, educacional, aventuroso, ecológico, calmo
Melhor para


medicina, ciência, governo, recrutamento, negócios ecológicos, turismo, recursos humanos

AZUL


Qualidade


credibilidade, calma, limpeza, foco, profissional
Melhor para


medicina, ciência, utilidades, governo, planos de saúde, tecnologia, recrutamento, negócios, justiça, tecnologia da informação, dentistas, corporações

Especialmente se nós dermos uma olhada no que as maiores marcas estão usando, muitas escolhas se tornam óbvias. É claro que todas essas empresas têm o objetivo de despertar uma emoção específica: 

 Especialmente quando queremos comprar algum produto, as cores podem representar um papel essencial. A empresa de análises KISSmetrics criou um infográfico sobre a ciência das cores e como elas influenciam nossas compras. 



Como melhorar o seu marketing com o uso das cores: 

Isso parece mero entretenimento, mas o que de fato pode ser aplicado nos sites ou apps? A resposta ainda está por vir a partir de alguns bons camaradas da KISSmetrics. Se você está construindo um negócio cujo objetivo é atrair mulheres, aqui um conselho da KISSmetrics para você:
- Mulheres amam: azul, roxo e verde
- Mulheres odeiam: laranja, marrom e cinza 


Caso o aplicativo seja voltado apenas para homens, as regras do jogo são um pouco diferentes:
- Homens amam: azul, verde e preto
- Homens odeiam: marrom, laranja e roxo

Outro bom experimento da Performable (agora HubSpot), quis saber se apenas mudar a cor de um botão faria diferença. Eles começaram com a simples hipótese de escolher entre duas cores (verde e vermelho) e tentaram adivinhar o que aconteceria.
Para verde, a intuição deles foi: verde passa ideia de natural e meio ambiente, é amplamente utilizado nos sinais de trânsito para sugerir “siga” ou o movimento em frente. 
Para vermelho, as conclusões foram: a cor vermelha, por outro lado, comunica excitação, paixão, sangue e atenção. Também é utilizada como sinal de pare. Vermelho também é conhecido por chamar atenção. 
Então, no teste A/B entre verde e vermelho, a cor campeã certamente seria a verde, por ser mais amigável. Isso foi o que eles acharam... O botão vermelho superou o verde em 21%.
É importante ressaltar que nada foi mudado, além da cor do botão: mais pessoas (+21%) clicaram no botão vermelho que no verde. Todo o resto continuou igual na página. Então foi a cor que fez a diferença. 

De Leo Widrich - co-fundador do Buffer,

um mecanismo inteligente para o compartilhamento de conteúdos no Twitter e no Facebook.

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