AS NOVAS REGRAS DO MARKETING

O que funciona hoje é o exato oposto do que funcionou uma década atrás.

Se você pensar em marketing do mesmo modo que há vinte (ou mesmo dez) anos, basicamente você está ferrado. A razão é simples: o que funciona hoje é o oposto do que funcionou no passado.

AS REGRAS ANTIGAS

Aqui estão as regras para de marketing que são ensinadas na maioria dos cursos de negócios, e são comuns no interior a maioria das empresas:

Passo 1. Criar um produto que tenha um grande apelo para um grande número de consumidores ou compradores.

Passo 2. Atingir um público tão grande quanto possível, com uma mensagem que agrada a muitos desses potenciais compradores.

Etapa 3. Criar uma marca reconhecível que pode ser estendida em categorias de produtos adicionais.

Embora seja verdade que as empresas que seguem essas regras foram, no passado, capazes de construir marcas fortes, como Sony e Coca-Cola, este tipo de "marketing broadcast" não funciona mais porque:

- A Internet e a riqueza de meios de comunicação fragmentou os consumidores e compradores em grupos cada vez menores, cada um com suas próprias características e interesses.

- Mensagens de apelo aos consumidores e compradores devem ser altamente personalizadas e específicas para ganhar atenção.

- A proliferação de marcas e mensagens de marca tornou-se tão esmagadora que o consumidor e os compradores simplesmente as descartam.

Em outras palavras, o que funcionou para a Coca-Cola não vai funcionar para você.

AS NOVAS REGRAS

Veja o que funciona:

Passo 1. Criar um produto que aborda um tipo muito específico de consumidor e comprador.

Passo 2. Direcionar sua mensagem inicial para um certo público, de modo a "convertê-lo" em seus seguidores.

Etapa 3. Seus seguidores/consumidores é que definem a sua marca e o futuro de suas ofertas.

Note-se que este é o exato oposto do que funcionou no passado.

Onde as velhas regras eram "broadcast" e usava-se de diversas formas de comunicação de massa, as novas regras são "narrowcast" e usam mídia altamente segmentada.

Quando as regras antigas eram todas sobre atingir as massas, as novas regras são sobre atingir pequenos grupos de indivíduos.

Nas velhas regras, você ficava no controle de sua marca e destino. Nas novas regras o controle está nas mãos de seus clientes.

Ignore essas novas regras por sua própria conta e risco...

Traduzido de

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