MARKETING DE EMOÇÕES


Embora a importância das emoções no comportamento do consumidor não seja um tema novo, ainda há uma sensação de que elas têm sido minimizadas na abordagem de mercado. Claro, é mais fácil mudar a embalagem do seu produto ou adicionar um ingrediente diferente para tornar a sua marca "menos triste" ou mais "apaixonada". No entanto, recente neuro-pesquisa ilustra que temos subestimado por um longo tempo o impacto das emoções na tomada de decisão por parte dos consumidores.

Ao contrário de crenças antigas, não é o nosso cérebro racional que está no assento do motorista. O comportamento do consumidor é em grande parte controlado por emoções e só esporadicamente anulada pela razão.

Implicações para o Branding e Marketing

O que essas descobertas da neuropsicologia ensinam para empreendedores e profissionais de marketing? Que é crucial reavaliar o papel das emoções na abordagem de marketing por uma série de razões.

Primeiro, elas têm um impacto direto no consumidor no momento da tomada de decisão. O pensamento emocional funciona muito mais rápido do que o pensamento racional. O cérebro emocional processa informações sensoriais em um quinto do tempo que nosso cérebro cognitivo necessita para assimilar a mesma entrada de informação.

Em segundo lugar, as emoções sempre tiveram um importante significado evolutivo. Nossas capacidades para detectar raiva, medo ou nojo têm servido como indicadores poderosos para situações perigosas. Da mesma forma, as emoções positivas nos garantem que podemos seguir com segurança em determinadas atividades. As emoções são, portanto, importantes fixadores de atenção. Usar um toque de emoção na comunicação, portanto, chama muito mais a atenção do seu cliente.

Sempre que somos confrontados com uma marca, vamos experimentar algum tipo de emoção. Nós não apenas consumimos um produto, nós também somos consumidores de emoção. Nós comemos chocolates ou bebemos bebidas quentes, como café, quando nos sentimos tristes. Nós bebemos chá para relaxar e tirar a nossa agitação. Por causa de nossas estruturas de memória típicas, nossas percepções são constantemente coloridas por nossas emoções.

A partilha social das emoções é também positivamente relacionada com a intensidade das emoções. Emoções não apenas parecem ser um elemento importante para estimular o boca-a-boca, mas também na criação de buzz online. Os mais bem sucedidos vídeos virais são os que desencadeiam uma resposta emocional no cérebro dos destinatários.

Por isso tudo e muito mais – mesmo sem deixar de lado os aspectos racionais de seu produto ou serviço – pense em como adicionar emoção às mensagens em todas as suas peças de divulgação, seja um simples cartão de visitas ou um imenso outdoor.


Branding Strategy Insider 
Joeri Van den Bergh e Behrer Mattias, 
extraído do livro  
com a permissão de KoganPage Publishing.

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