LEIS DO DESIGN
Médicos, astronautas, pedreiros e encanadores precisam de treinamento para
fazer o seu trabalho, mas qualquer pessoa com um computador acha que é um
designer.
Não importa o quanto você tenha estudado ou quanta experiência adquirido
em 20 anos na área; sua opinião sobre layout, cores ou fontes não vale tanto
quanto a da tia do cliente (dona de casa aposentada), nem do sobrinho do
cliente (repetiu a 8ª série 4 vezes mas “mexe bem com computador”) nem do
Demerval, o papagaio do cliente, que repete “não gostei, não gostei, não
gostei...” sem parar.
Se três projetos são
mostrados a um cliente, aquele que você menos gostou é o que vai ser escolhido,
ou qualquer combinação dos piores componentes de cada um.
Se dois projetos são
mostrados, um terceiro será solicitado. Se fornecido, então um dos dois
primeiros será o escolhido.
Clientes nunca tem o logotipo
da empresa em formato possível de ser utilizado em impressos. Não os incomode
perguntando isso.
Quando você pede que lhe enviem o logotipo da empresa, enviam em Word.
Quando explica que em Word não serve,
enviam em PowerPoint.
O cliente que sabe exatamente o que quer é pior do que aquele que não tem
a menor ideia do que precisa.
Mesmo o melhor dos melhores layouts não sobreviverá à primeira
apresentação ao cliente.
Algumas vezes o cliente não gosta muito do design criado, mas ele nunca
sabe por quê não gosta.
Alguns clientes escolhem o layout como mulheres em lojas de sapato: pedem
um tipo, depois outro, outro... Depois mais cinco de tipos e cores
diferentes... E então ficam com o primeiro.
Tudo é urgente, tudo tem prazo apertado, mas o cliente sempre leva mais de
4 dias para avaliar seu layout, pedir alterações e mais 3 ou 4 para lhe
responder se o novo layout ficou bom.
O cliente avisa, antes de começar os trabalhos, quem tem pressa. Mas leva
uma semana para decidir entre os layouts apresentados e liga de volta na
quinta-feira pré-feriado com diversas alterações, para segunda-feira.
Um erro de digitação passará batido pela sua revisão, pela revisão do
contato no cliente e pela revisão do pessoal da gráfica. Só o chefe do cliente,
quando a peça já estiver impressa aos milhares, é que vai perceber o erro.
O tempo que se tem para terminar um trabalho no computador é inversamente
proporcional à sua velocidade de processamento de imagens.
Quanto menos tempo você tiver para finalizar um trabalho, mais vezes irá faltar
energia elétrica em sua região.
O computador sempre irá travar
2 segundos antes de você salvar o trabalho.
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