LEIS DO DESIGN


Médicos, astronautas, pedreiros e encanadores precisam de treinamento para fazer o seu trabalho, mas qualquer pessoa com um computador acha que é um designer.

Não importa o quanto você tenha estudado ou quanta experiência adquirido em 20 anos na área; sua opinião sobre layout, cores ou fontes não vale tanto quanto a da tia do cliente (dona de casa aposentada), nem do sobrinho do cliente (repetiu a 8ª série 4 vezes mas “mexe bem com computador”) nem do Demerval, o papagaio do cliente, que repete “não gostei, não gostei, não gostei...” sem parar.

Se três projetos são mostrados a um cliente, aquele que você menos gostou é o que vai ser escolhido, ou qualquer combinação dos piores componentes de cada um.

Se dois projetos são mostrados, um terceiro será solicitado. Se fornecido, então um dos dois primeiros será o escolhido.

Clientes nunca tem o logotipo da empresa em formato possível de ser utilizado em impressos. Não os incomode perguntando isso.

Quando você pede que lhe enviem o logotipo da empresa, enviam em Word. Quando explica  que em Word não serve, enviam em PowerPoint.

O cliente que sabe exatamente o que quer é pior do que aquele que não tem a menor ideia do que precisa.

Mesmo o melhor dos melhores layouts não sobreviverá à primeira apresentação ao cliente.

Algumas vezes o cliente não gosta muito do design criado, mas ele nunca sabe por quê não gosta.

Alguns clientes escolhem o layout como mulheres em lojas de sapato: pedem um tipo, depois outro, outro... Depois mais cinco de tipos e cores diferentes... E então ficam com o primeiro.

Tudo é urgente, tudo tem prazo apertado, mas o cliente sempre leva mais de 4 dias para avaliar seu layout, pedir alterações e mais 3 ou 4 para lhe responder se o novo layout ficou bom.

O cliente avisa, antes de começar os trabalhos, quem tem pressa. Mas leva uma semana para decidir entre os layouts apresentados e liga de volta na quinta-feira pré-feriado com diversas alterações, para segunda-feira.

Um erro de digitação passará batido pela sua revisão, pela revisão do contato no cliente e pela revisão do pessoal da gráfica. Só o chefe do cliente, quando a peça já estiver impressa aos milhares, é que vai perceber o erro.

O tempo que se tem para terminar um trabalho no computador é inversamente proporcional à sua velocidade de processamento de imagens.

Quanto menos tempo você tiver para finalizar um trabalho, mais vezes irá faltar energia elétrica em sua região.

O computador sempre irá travar 2 segundos antes de você salvar o trabalho.

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