Os perigos das listas de e-mails e do e-mail marketing “caseiro”
Você já deve ter visto centenas de empresas que oferecem
listas e listas de Mailing na internet. Qualquer um que navega pela internet e
vê os anúncios com as listas imagina ter encontrado a solução perfeita para seu
negócio. Afinal basta comprar uma lista com milhões de e-mails, baixar na
internet um programinha de envio em massa de e-mails e pronto! É só esperar
milhares e milhares de vendas ou internautas para seu site.
Parece ser uma “mina de ouro”, tudo que
qualquer um precisa para seu próprio negócio decolar, o custo é muito baixo e
você irá atingir milhões de pessoas. Esse pensamento vem de uma antiga regra do
marketing que dizia: “Toda a campanha de marketing tem como retorno de 1% a 5%
das pessoas atingidas pela sua campanha” e logo vem a cabeça um cálculo
simples: se eu mandar 1 milhão de e-mail vou ter um retorno entre 10mil à 50mil
pessoas, certo?
ERRADO!
Em primeiro lugar essa estratégia de
marketing é totalmente equivocada e acaba trazendo mais prejuízos para sua
empresa do que os lucros tão sonhados. Os motivos são simples, veja:
- essas listas, em sua maioria, têm um
índice de inválidos e inexistentes chegando a 80% do seu conteúdo total
(experiência própria: no passado adquiri uma dessas e fiz o teste);
- comprar uma lista de e-mails na internet
significa que você está comercializando dados alheios e particulares sem a
prévia autorização dos seus proprietários;
- enviar e-mails para pessoas de uma lista
comprada na internet significa SPAM. Vale lembrar que enviar Spam não é crime
(no Brasil ), mas é uma questão de ética;
- quando você da sua casa ou empresa resolve
sozinho enviar uma campanha de e-mail marketing e não segue algumas regras de
segurança o resultado acaba sendo uma proliferação de vírus e arquivos
maliciosos na internet;
- se você for denunciado por spam os
prejuízos são imensos, que vão desde listas negras do seu endereço eletrônico e
IP até o cancelamento da sua conexão de internet e retirada do seu website do
ar. Lembra daquele TERMO DE USO que você concorda quando contrata sua conexão
de internet, abre uma conta de e-mail ou quando você hospeda seu site? Então se
você leu vai lembrar que existem várias cláusulas falando sobre isso e suas
consequências;
- por não responderem a certas regras de
e-mail marketing solicitadas pelos Provedores, em sua maioria seus e-mails nem
chegam ao destino, são barrados no próprio Provedor ou enviadas diretamente
para o lixo eletrônico.
Conclusão: aquela ideia inicial de “Mina de
Ouro” se transformou em uma gigantesca dor de cabeça.
Lembre: se parece bom demais para ser
verdade, é quase certo que realmente não seja.
Um abraço,
Luís Henrique
Luís Henrique
(baseado em texto de Fernando
Torres)
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