Os perigos das listas de e-mails e do e-mail marketing “caseiro”


Você já deve ter visto centenas de empresas que oferecem listas e listas de Mailing na internet. Qualquer um que navega pela internet e vê os anúncios com as listas imagina ter encontrado a solução perfeita para seu negócio. Afinal basta comprar uma lista com milhões de e-mails, baixar na internet um programinha de envio em massa de e-mails e pronto! É só esperar milhares e milhares de vendas ou internautas para seu site.
Parece ser uma “mina de ouro”, tudo que qualquer um precisa para seu próprio negócio decolar, o custo é muito baixo e você irá atingir milhões de pessoas. Esse pensamento vem de uma antiga regra do marketing que dizia: “Toda a campanha de marketing tem como retorno de 1% a 5% das pessoas atingidas pela sua campanha” e logo vem a cabeça um cálculo simples: se eu mandar 1 milhão de e-mail vou ter um retorno entre 10mil à 50mil pessoas, certo?

ERRADO!

Em primeiro lugar essa estratégia de marketing é totalmente equivocada e acaba trazendo mais prejuízos para sua empresa do que os lucros tão sonhados. Os motivos são simples, veja:

- essas listas, em sua maioria, têm um índice de inválidos e inexistentes chegando a 80% do seu conteúdo total (experiência própria: no passado adquiri uma dessas e fiz o teste);

- comprar uma lista de e-mails na internet significa que você está comercializando dados alheios e particulares sem a prévia autorização dos seus proprietários;

- enviar e-mails para pessoas de uma lista comprada na internet significa SPAM. Vale lembrar que enviar Spam não é crime (no Brasil ), mas é uma questão de ética;

- quando você da sua casa ou empresa resolve sozinho enviar uma campanha de e-mail marketing e não segue algumas regras de segurança o resultado acaba sendo uma proliferação de vírus e arquivos maliciosos na internet;

- se você for denunciado por spam os prejuízos são imensos, que vão desde listas negras do seu endereço eletrônico e IP até o cancelamento da sua conexão de internet e retirada do seu website do ar. Lembra daquele TERMO DE USO que você concorda quando contrata sua conexão de internet, abre uma conta de e-mail ou quando você hospeda seu site? Então se você leu vai lembrar que existem várias cláusulas falando sobre isso e suas consequências;

- por não responderem a certas regras de e-mail marketing solicitadas pelos Provedores, em sua maioria seus e-mails nem chegam ao destino, são barrados no próprio Provedor ou enviadas diretamente para o lixo eletrônico.

Conclusão: aquela ideia inicial de “Mina de Ouro” se transformou em uma gigantesca dor de cabeça.

Lembre: se parece bom demais para ser verdade, é quase certo que realmente não seja.

Um abraço,
Luís Henrique
(baseado em texto de Fernando Torres)

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